Você está aqui

Fazendo arte para captar recursos

Autor original: Maurício Jun Handa

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Quando o assunto é captar recursos, quanto mais criatividade, melhor. É pensando assim que a Avape - Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais - está promovendo, em parceria com a galeria de artes paulista Bric-à- Brac, a "Primeira Jornada de Artes Plásticas". O objetivo é criar um acervo de obras de artes, com o qual a Avape possa realizar eventos para venda ou leilão e, assim, captar recursos para seus projetos. O "Projeto Ação Comunitária" e o "Projeto Reabilitação Compactada" serão algumas das iniciativas beneficiadas, que são voltadas para a reabilitação clínica, profissional e colocação no mercado de trabalho de deficientes físicos e mentais.


Para conseguir a adesão dos artistas, a Bric-à-Brac enviou-lhes uma sinopse do projeto e uma apresentação da Avape. Até agora, já foram doadas cerca de 15 obras que vão desde o expressionismo à arte contemporânea. Entre os artistas estão Maurício Moraes, Vilma Maimy Kurihara (M. Kury), Tereza Seripieri, Jurandi Assis e Blanco Couto.


Além de captar recursos, o projeto será importante para a divulgação da instituição. "A Avape não é muito conhecida pelo grande público, pelos formadores de opinião", diz Gilson Bertozzo, gerente de eventos da Avape.


A iniciativa também promove a divulgação dos artistas doadores, além de prestigiar e valorizar o trabalho da arte nacional. Para Clóvis dos Reis, marchand da Bric-à-Brac, essa jornada é o projeto cultural mais importante já promovido pela Avape. "É uma fonte de inspiração para os artistas e a adesão tem sido maciça", diz Clóvis. As obras doadas serão divulgadas num catálogo, em que serão apresentadas também as biografias dos artistas.


As atividades artísticas são uma preocupação do serviço assistencial da Avape. "Algumas oficinas oferecidas pela instituição utilizam a prática artística, e, a partir de outubro, o trabalho com artes plásticas vai se intensificar", diz Gilson.


Além da Bric-à-Brac, o projeto está a procura de outros parceiros. Os artistas interessados podem entrar em contato pelo correio eletrônico. "A Avape está fazendo um pedido a todos os artistas para que se solidarizem com a iniciativa e façam uma doação. As obras serão expostas em diversos eventos promovidos pela Avape em parceria com a Bric-à- Brac", diz Gilson. O primeiro evento para exibição das obras está previsto para o próximo mês.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer