Autor original: Paulo Henrique Lima
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Agora, outras instituições de ensino também investem nas especializações. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à Universidade Federal de Brasília (UNB), lançou neste mês o curso de pós-graduação em gestão do terceiro setor. A FGV também já está se preparando para trilhar esse caminho.
"Está crescendo no terceiro setor a demanda por administradores que associem e adaptem as teorias e práticas do setor privado às necessidades e peculiaridades das ongs. A partir do momento em que as entidades puderem contar com profissionais gestores, as práticas e políticas organizacionais se tornarão mais sistematizadas, articuladas e voltadas ao cumprimento dos objetivos das instituições sociais", diz a assessora de direção da especialização da Finatec, Annelise Nascimento.
Entre as matérias que serão ministradas na pós-graduação da Finatec estão: gestão financeira; planejamento e administração estratégica; prestação de contas e auditoria; elaboração de projetos; avaliação e acompanhamento de projetos; contabilidade; captação de recursos; trabalho voluntário; parcerias e convênios.
A pós-graduação terá início em 25 de setembro deste ano, porém, os interessados já podem fazer a pré-inscrição. A capacitação ocorrerá uma semana por mês, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, com término previsto para o dia 15 de dezembro. O valor do curso é de R$ 7.500, que pode ser pago em 10 parcelas sem juros.
Os interessados serão selecionados através de currículos e de uma entrevista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 348-0400, por correio eletrônico ou no site da Finatec.
"Nós já estamos planejando a pós-graduação que pretendemos oferecer até o início de 2001", segundo o coordenador do Centro de Estudos do Terceiro Setor (Cets) da FGV-SP, Luiz Carlos Merege. Enquanto a especialização não ocorre, a FGV está sendo procurada por pessoas interessadas nas capacitações na área de gestão.
"O curso de gestão começou a ser oferecido em 1996. Eram 30 vagas. Ao todo, nos procuraram 60 pessoas. Este ano oferecemos 40 vagas. Fomos procurados por 170 pessoas", conta Merege.
A capacitação é oferecida duas vezes ao ano e tem uma duração de quatro meses. Os alunos assistem aulas uma vez por semana. O custo do curso é de R$ 1.600, podendo ser parcelado em três vezes. Os interessados podem ligar para (11) 281-7892 ou mandar uma mensagem.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer