Você está aqui

Amizade: um remédio contra a Aids

Autor original: Maurício Jun Handa

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

O Grupo de Apoio aos Portadores de Aids da Bahia (Gapa-BA) acaba de adotar mais uma alternativa de atendimento à pessoas com HIV/Aids: o Programa Viver Amigo Buddy Bahia. A iniciativa contará com a colaboração de voluntários que oferecerão, além de apoio emocional aos portadores da doença, ajuda para o desenvolvimento de suas tarefas cotidianas.


"Nós percebemos que, depois de 20 anos de epidemia, o preconceito e o isolamento ainda são muito vivenciados pelos portadores de HIV/Aids. Com o programa, rompemos com os preconceitos da sociedade, dos familiares e de muitos profissionais através da solidariedade, do envolvimento pessoal e da identificação pela causa da Aids como uma situação a qual todos nós estamos expostos", avalia Marcia Brandão Schmalb, psicóloga e coordenadora da iniciativa.


Para dar prosseguimento ao programa, o Gapa está buscando a ajuda de pessoas que queiram atuar como voluntários. Para exercer a função, é preciso que os interessados tenham disponibilidade de quatro horas semanais para acompanhar os portadores de HIV/Aids em tarefas como fazer compras, cozinhar, ir ao banco, ou até mesmo assistir televisão. Além disso, devem ter capacidade para ouvir e acolher. O trabalho será supervisionado por uma equipe de psicólogos.


Os interessados deverão passar por um treinamento de 40 horas. Primeiro, será realizada uma reunião coletiva com todos os voluntários para a apresentação e esclarecimentos sobre o trabalho. Passada essa etapa, os interessados entrarão em contato com temas como o histórico da Aids, terapia antiretroviral, noções básicas de enfermagem e aspectos psicossociais, entre outros assuntos.


"O importante é que, uma vez estabelecido o laço de solidariedade, o buddy possa sentir-se parceiro, companheiro e se responsabilize, na medida do possível, ajudando a promover o bem estar do portador de HIV/Aids durante os momentos em que estiverem juntos. Acreditamos que seja uma troca de grandes experiências entre duas pessoas que mutuamente se predispõem a crescer e evoluir, partilhando momentos de dificuldade e também de beleza", conclui.

Para ser um voluntário ou para ser ajudado, basta ligar para (71) 267-6554 ou (71) 267-1727.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer