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Nova publicação do Ethos discute Código de Ética

Autor original: Valentina Homem

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Pautar as relações entre empresas e pessoas ou entre empresas e empresas é o principal objetivo da mais recente publicação do Instituto Ethos: “Formulação e Implantação do Código de Ética em Empresas – Reflexões e Sugestões”, resultado de um trabalho de oito meses.


O Código de Ética reúne em 30 páginas premissas e ítens importantes a serem discutidos e observados na elaboração do código de ética das empresas. A idéia é que a publicação deve ser usada pelo empresário como ponto de partida para a reavaliação da gestão do seu empreendimento e, para ser bem sucedido, o código deve envolver todos os interlocutores com os quais a empresa se relaciona.


Segundo a assessora de imprensa do Instituto, Juliana Raposo, o trabalho elaborado pelo Ethos é dirigido a toda e qualquer empresa que esteja interessada em aprimorar seus processos de gestão de forma ética e socialmente responsável. “A publicação é uma iniciativa pontual para alertar, sensibilizar e ajudar empresas a implementar o seu próprio código", completa.


O Instituto Ethos reúne uma série de empresas que têm em comum a preocupação com a responsabilidade social. Para Juliana, o Código de Ética é um elemento-chave na questão da responsabilidade social, porque norteia princípios e valores das organizações. Coerência e consistência entre princípios e atitudes são metas ambiciosas a serem conquistadas e o Código é muito importante nesse sentido", diz a assessora.


 A publicação aborda temas como a postura diante de concorrentes, a participação em campanhas políticas, direito à privacidade, entre outros. É ressaltado ainda que cada empresa deve conceber o seu próprio código e, para isso, é preciso determinar, desde o princípio, o que a empresa deseja fazer e o que espera de cada um de seus funcionários.


Com respeito à elaboração do código em empresas, o Ethos não presta nenhum tipo de assessoria técnica, mas, segundo Juliana, o Instituto está disposto a ajudar os associados. Juliana conta que o interesse das empresas tem sido surpreendente: "Recebemos mais de 500 ligações do público empresarial interessado em obter a publicação. Muitas empresas estão levando a questão ética a sério, mas não havia nada a respeito que servisse de base ao empresário. É um marco importante, porque finca princípios.


Ter posturas e condutas éticas é fundamental - qualquer postura aética é prejudicial ao mercado e à sociedade", conclui. A publicação está disponível para download no site do Ethos.

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