Autor original: Valentina Homem
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Realizar bem e com sucesso a captação de recursos é um dos grandes desafios do terceiro setor brasileiro, atualmente. Foi pensando nisso que um grupo de profissionais do setor resolveu criar a Associação Brasileira de Captadores de Recurso, uma organização sem fins lucrativos. O principal objetivo da iniciativa é dar credibilidade ao processo de captação, tanto para as entidades que recebem, como para as que doam os recursos, regulamentando e profissionalizando cada vez mais a atividade de captador
"A associação é uma iniciativa pioneira no Brasil e foi criada com base em experiências internacionais como a National Society of Fund Raising Executives (NSFRE) e a International Fund Raising Group (IFRG). Preferimos não ser uma filial dessas organizações e fizemos uma adaptação dos processos para o Brasil", conta Custódio Pereira, presidente da ABCR. A organização já conta com núcleos informais em alguns estados do país, com o objetivo de estabelecer uma representação nacional. “Um dos objetivos da ABCR é proporcionar a troca de experiências, o intercâmbio de informações”, explica Custódio.
A ABCR direciona sua atuação baseada em dois documentos que criou: o Código de Ética e o Estatuto do Doador, que foram elaborados a partir dos códigos da NSFRE e do IFRG. Segundo Custódio, a difusão e implementação, tanto do código como do estatuto são fundamentais para transformar a captação de recursos num processo claro e legítimo. “O código, por exemplo, determina que os captadores não podem receber uma porcentagem da doação. Por outro lado, a instituição que recebe deve poder certificar-se da origem do dinheiro, para evitar problemas”.
Nesse processo, o captador é o elemento principal, já que é o responsável por verificar a legitimidade da doação e, posteriormente, acompanhar o projeto que recebeu a verba, prestando contas ao doador. “É preciso conscientizar captadores, dirigentes de ongs e doadores da necessidade de legitimar a captação de recursos”, diz o presidente. Para isso, a Associação oferece uma série de serviços: cursos, seminários, eventos, além de um banco de currículos disponível no site. E, depois de serem capacitados, os associados recebem uma credencial que funciona como um certificado de garantia.
A organização, criada em abril deste ano, reúne 120 pessoas físicas, captadores de recursos e diretores financeiros de empresas privadas, além de algumas instituições colaboradoras. Todos os integrantes são profissionais do terceiro setor que trabalham voluntariamente para a ABCR. Os interessados podem se filiar à ABCR no site da instituição, mediante o pagamento da taxa de adesão - valor mínimo R$10 e valor sugerido, R$50 - que deve ser depositada na conta nº 0296681-6, agência 0055-8, do Banco Bradesco.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer