Você está aqui

Nas ondas da web

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

O Cemina (Comunicação, Educação e Informação em Gênero), até o final deste ano, estará oferecendo mais um serviço para todas as mulheres interessadas em utilizar o rádio como mobilizador social e político. A organização está se preparando para implementar a troca de arquivos de áudio pela web. Além disso, os interessados nos programas criados pelo Cemina poderão encontrá-los e fazer um download no site da organização. A Rits está ajudando a entidade, prestando uma assessoria tecnológica para este projeto.


"A idéia é utilizar a Internet para a troca de arquivos MP3. Já temos quatro computadores, doados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia através da parceria com a Rits, que estão sendo distribuídos para comunicadoras de diferentes regiões do país envolvidas com a Rede de Mulheres no Rádio. Esses equipamentos poderão, no futuro, receber arquivos de áudio enviados pelo Cemina ou por outras participantes da rede e reproduzí-los em cassetes, MDs ou CDs, para serem reenviados para emissoras com menos recursos, havendo uma maior democratização das informações", avalia Madalena Guilhon, coordenadora do Cemina. Mas para que as comunicadoras envolvidas com a rede saibam lidar com a novidade, a entidade já está se preparando para oferecer uma capacitação. "Isso é o mais importante. Não só elas como nós, do Cemina, teremos que aprender como utilizar os arquivos de áudio", explica.


A Rede de Mulheres no Rádio foi criada em 1995, a pedido de comunicadoras de emissoras de pequeno porte ou comunitárias, que freqüentam as capacitações técnicas e de conteúdo oferecidas pelo Cemina. Essas mulheres estavam em busca do fortalecimento de seus trabalhos e da troca de novas experiências nas ondas do rádio, o que ficará ainda mais fácil com os arquivos virtuais. "Em uma de nossas capacitações, elas falaram que estavam sentindo falta de uma maior integração. Não queriam mais se encontrar somente uma vez por ano, quando houvesse a capacitação. Assim surgiu a rede, que congrega atualmente 350 mulheres comunicadoras, e engloba capacitações, encontros anuais e o Boletim Sintonia Fina", diz Madalena. Entre os dias 12 e 15 de outubro, o Cemina estará realizando o VI Encontro da Rede de Mulheres no Rádio. As inscrições para o evento já estão encerradas.


As interessadas em fazer parte da rede devem pagar uma anuidade de R$ 20 e preencher a ficha de inscrição disponível para download. Mais informações podem ser obtidas no site do Cemina.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer