Você está aqui

No ar, Projeto Musa: conscientização e prevenção da AIDS.

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

Entre uma música e outra, os ouvintes da Rádio Bicuda FM - rádio comunitária que vai ao ar na Zona da Leopoldina, Rio de Janeiro - têm acesso a informações ligadas à prevenção e assistência, sobretudo na área da saúde da mulher. Uma vez por semana, a rádio transmite o Programa Musa, que desde agosto de 99 aborda a temática de saúde da mulher, com ênfase na prevenção às DST(doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS, através de entrevistas, reportagens e a participação de comentaristas e convidados (comunicadores, profissionais de saúde, gestores e representantes da comunidade). Além de falar sobre saúde, o programa também põe em pauta questões como sexualidade, violência, gênero, direitos sexuais e reprodutivos e cidadania.


O projeto, implantado pelo Cepel (Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina),conta com parceiros como a Bicuda Ecológica - através da Rádio Comunitária Bicuda FM - a Rádio Revolução do Centro Comunitário do Hospital Psiquiátrico Pedro II e o Projeto Ex-cola, que atua com jovens e crianças que vivem nas ruas do Centro do Rio de Janeiro. A área de cobertura da Bicuda FM abrange uma população estimada em dois milhões de pessoas, chegando a atingir uma parte dos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti, embora a região da Leopoldina - formada pelos bairros da Estrada de Ferro da Leopoldina e a Ilha do Governador seja a área prioritária de atuação do Cepel.


Os principais objetivos do projeto são reduzir a incidência das DST/AIDS, prioritariamente entre a população feminina, através da utilização das rádios comunitárias; ampliar o conhecimento sobre prevenção, tratamento e acesso ao diagnóstico e aconselhamento no campo das DST/AIDS; promover a adoção de práticas seguras de prevenção a estas doenças e fomentar a integração entre os serviços de saúde locais, organizações populares e rádios comunitárias para o desenvolvimento de estratégias de promoção à saúde da mulher. Num segundo momento, a idéia é montar um Núcleo de Produção e Capacitação em Comunicação e Saúde (ComSaúde) na Bicuda FM, formando multiplicadores nas área de radiodifusão comunitária e administração de projetos. Para isso está sendo encaminhada a implantação do ComSaúde, cuja primeira tarefa é dar continuidade ao programa semanal, além de promover a realização de oficinas, intensificando as relações do projeto com a comunidade. A população da Leopoldina já participa sugerindo pautas para discussão, mas a idéia é que esta participação seja mais efetiva nas atividades de produção do programa e que a experiência adquirida ali se estenda para outras iniciativas em rádio.


Wallace Hermann Jr., coordenador do Projeto Musa, explica que "a idéia que defendemos com a proposta do Musa é a construção de uma prática educativa horizontal, na qual cada localidade envolvida possa refletir sobre sua realidade e sobre as questões relativas à saúde, contribuindo em última instância para a adoção de novas práticas de prevenção e utilização dos serviços de saúde. A atuação das rádios comunitárias fortalece o exercício da cidadania, eixo fundamental na prevenção às DST/AIDS" diz.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer