Você está aqui

Uma maneira barata de se fazer rádio

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

O Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio (Criar Brasil)também já está se preparando para entrar na era da Internet. A entidade congrega atualmente 600 emissoras espalhadas por todo o Brasil, que interagem umas com as outras através da troca de programas gravados em CDs sobre educação, direitos humanos e meio ambiente. Assim que esses programas estiverem disponíveis na Internet, todas essas rádios serão beneficiadas com a economia no envio e cópia de CDs, além de uma redução no tempo que o programa leva para ser transportado de uma emissora a outra: de um total de 45 dias, passará para alguns segundos.


"MP3 é o caminho, pois os arquivos são bem menores. Um programa de 30 minutos, por exemplo, chega a apenas seis Mbites. Já temos um estúdio que nos será útil para disponibilizar o material futuramente na Internet. Agora precisamos de um financiamento para a criação e manutenção do site onde todo esse material estará disponível", explica Douglas Vieira, coordenador do Criar Brasil.


Segundo ele, em uma pesquisa informal realizada ano passado, verificou-se que ainda são poucas as rádios que têm acesso à Internet. A idéia é, futuramente, dar suporte a essas emissoras, para que elas invistam na informatização.


O Criar nasceu da proposta de Betinho - de democratização da informação. O Centro já desenvolveu um projeto com a Fundação Ford, chamado "Buscando soluções", em que foram produzidos 20 programas sobre temas diversos para serem exibidos em 300 rádios, atingindo um total de sete milhões de ouvintes. Há cinco anos a entidade desenvolve um projeto com o Senac para a divulgação de cursos e a conscientização na área de mercado de trabalho e capacitação.


Já a Rádio Web, que funciona no site do DHNet, já entrou na era da Internet. Há um ano no ar, a emissora oferece quatro programas virtuais: Áudio Notícias, Diretos Humanos, Memória Histórica e Música e Poesia, totalizando três horas de áudio. "Com a possibilidade da Internet 2 e da Banda Larga pretendemos expandir o funcionamento da rádio, fazendo programas grandes, criando, desta forma, uma rádio efetivamente web. É apenas uma questão de tempo e da superação de limitações técnicas para acesso. Usar a Internet é uma forma barata de se fazer rádio", avalia Roberto Monte, coordenador do DHNet. Segundo ele, no início de 2001, a Rádio Web irá transmitir, em tempo real, o julgamento do assassinato de um dos advogados da DHNet em português e inglês.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer