Você está aqui

Marcha de jovens comemora 10 anos do ECA

Autor original: Valentina Homem

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

As comemorações do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, que começaram em julho, chegam ao seu auge no dia 18 de outubro, com a Marcha pelos 10 anos do ECA. A iniciativa, que acontece em Brasília, é fruto da parceria entre instituições como Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam) , Centro Miguel Magone (Cemim), e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA). O principal objetivo é sinalizar para a sociedade brasileira a importância do ECA.


"O nosso objetivo não é só  pressionar o Estado, mas também conscientizar toda a sociedade brasileira. Assim como há alguns políticos que desenvolvem propostas de diminuição da idade penal, há outros que afirmam que a criança é o futuro do país e trabalham para que estas consigam ter e ser verdadeiramente o futuro do Brasil. É preciso colocar a sociedade a par destas questões", diz Cristina Vidal, assistente social e uma das organizadoras da marcha.


A Marcha pelos 10 anos do ECA é uma diretriz da cartilha "Cidadania, Presente!", um instrumento que subsidiou os encontros regionais realizados pela Pastoral do Menor em todo o Brasil. A cartilha contém a metodologia que deveria ser utilizada nos encontros e temas que abordam a história de luta das crianças e adolescentes, as conquistas e expectativas do movimento.


A marcha será uma grande festa performática que contará com várias apresentações de música, teatro, dança e capoeira. Os artistas são os próprio jovens que integram programas de intervenção social.  O tema das apresentações será o ECA e a necessidade urgente de sua implementação.


"Será uma oportunidade para os jovens exercerem seu protagonismo, mostrarem suas habilidades e serem reconhecidos por seu valor criativo e cultural, além de estimular um engajamento político", explica Cristina.


Durante o evento serão premiados os ganhadores do concurso nacional Descobrindo o ECA. Essa iniciativa, promovida em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, teve o objetivo de informar e mobilizar os adolescentes a participar das comemorações, escrevendo uma redação sobre o tema. Os melhores textos e desenhos serão publicados. Além disso, no dia da marcha, será entregue ao presidente do Senado, da Câmara e ao vice presidente da república, um documento resultante dos diversos encontros realizados ao longo do último ano. Outras informações pelos telefones (61) 5853386  e (61) 3217699.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer