Você está aqui

Eleições para o ICANN terminam esta semana

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Termina no dia 10 de outubro o período de votação para a constituição da mesa diretora do ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - instituição que administra os protocolos, endereços de redes e nomes de domínio na Internet.


O ICANN é gerido por um presidente executivo e 18 diretores, sendo que metade deles foi selecionada entre representantes de organizações ligadas à administração de serviços de informação na Internet. Os outros nove serão eleitos pelos sócios individuais da ICANN - os chamados At Large Members - sendo que as eleições de outubro preencherão cinco vagas: uma para cada região do mundo.


Os sócios individuais são aqueles que se cadastraram até o dia 31 de julho para poder votar nestas eleições. Qualquer pessoa com mais de 16 anos possuidora de endereço eletrônico pôde fazer seu cadastramento no site da ICANN, gratuitamente. Após este cadastramento, o ICANN enviou, até o dia 8 de setembro, uma senha para que fosse feita a confirmação de inscrição, possibilitando o voto.


Segundo dados divulgados pelo ICANN, até 31de julho foram feitas 158.593 inscrições provisórias, das quais apenas 76.504 foram confirmadas. Da região da América Latina e Caribe foram feitas 6.486 inscrições provisórias, sendo que 55,1% delas foram confirmadas. Isto significa que há 3.571 eleitores para decidir qual dos cinco candidatos latino-americanos ocuparão a vaga reservada para essa região. A estatística mostra que o Brasil está bem representado entre os sócios individuais, pois do total de inscrições provisórias, 80% eram do Brasil.


Entre os cinco candidatos da América Latina e Caribe, três são brasileiros: Ivan Moura Campos, Claudio Silva Menezes e Aluisio Nunes. Os outros dois candidatos são o uruguaio Raul Echeberria e o chileno Patricio Poblete.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer