Você está aqui

Ongs que investem na capacitação de portadores de deficiência

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

A capacitação profissional de portadores de deficiência é uma preocupação de organizações do terceiro setor como a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) e a Associação do Terceiro Milênio. Ambas buscam que o mercado formal de trabalho absorva essa parcela da sociedade.


A Avape foi a primeira instituição filantrópica a obter o Certificado de Qualidade ISO 9002 e tem como objetivos, além da inserção no mercado de trabalho, o atendimento e a reintegração de pessoas com deficiência ao pleno convívio social, por meio de tratamentos clínico-terapêuticos adequados, treinamento e capacitação profissional. A última novidade da instituição, que atua em quatro municípios de São Paulo, foi o lançamento de um curso de dança. A capacitação trabalha conceitos como ritmo, coordenação visomotora, esquema corporal, auto-estima, condicionamento físico e convivência em grupo. Dentre os resultados obtidos até o momento, pode-se citar melhorias na concentração, na criatividade, no equilíbrio, na sociabilidade e na adaptação à atividades cotidianas. O curso é oferecido gratuitamente todas as quintas-feiras. Os intessados devem ligar para (11) 4354-9112.


Já a Associação Terceiro Milênio, que atua há 14 anos em São Paulo, capacita gratuitamente portadores de deficiência a partir dos 8 anos de idade. O foco da instituição é a qualificação na área de informática. "Nós oferecemos programas especiais que facilitam o uso do computador pelo portador de deficiência, além de ajudarem em sua reabilitação. Além disso, oferecemos cursos voltados para a Internet, o Word, o Windowns, o Excel e o Powerpoint", diz a simpática Maria Regina Maciel, responsável pela associação. A média de duração do curso profissionalizante, para aqueles que querem aprender todos os programas, é de três meses.


Atualmente cerca de 50 alunos portadores de deficiência estão sendo capacitados pela Associação do Terceiro Milênio. Ao todo, 8 mil pessoas com problemas físicos e mentais já passaram pela qualificação da instituição, que tem um convênio com o Centro de Integração Escola Empresa (CIEE) para o oferecimento de estágios que são seguidos de contratação. A Associação do Terceiro Milênio mantém um laboratório de informática com computadores e programas atualizados, tendo cada aluno acesso a um equipamento, bem como a todo o material necessário, gratuitamente. Isso é possível graças à ajuda do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Outra fonte de recursos é a parceria que a Associação faz com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) interessados em ajudar a causa. Estes pesquisadores desenvolvem projetos na área de telecomunicações, energia elétrica e informática, que são vendidos a empresas. A receita é revertida para os projetos da Associação do Terceiro Milênio.


Além da capacitação de portadores de deficiência, a Associação Terceiro Milênio qualifica professores e entidades que pretendem montar laboratórios de informática. Os interessados em mais informações podem ligar para (11) 3085-8657.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer