Você está aqui

Movimento mundial luta pelo fim da violência contra a mulher

Autor original: Valentina Homem

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Trazendo à tona a mensagem "a violência contra as mulheres tem que ter fim", acaba de ser lançado o movimento DIA - V. Trata-se de uma iniciativa mundial idealizada pela dramaturga e diretora teatral americana Eve Ensler, e o primeiro encontro será em 10 de fevereiro de 2001, no Madison Square Garden, em Nova Iorque. A proposta do movimento é lutar por um mundo onde todas as mulheres viverão livres e em condições de igualdade com os homens, com segurança e dignidade. "Com este propósito, o movimento está buscando idéias estratégicas de mulheres do mundo todo", conta Lucy Garrido, uma das coordenadoras do movimento para a América do Sul.


Para conseguir reunir o maior número de idéias possível, foi lançado o concurso "Para acabar com a violência contra as mulheres". O tema central deste ano é o estupro, e serão selecionados os melhores planos de ação para prevenir e combater este tipo de violência. Podem participar mulheres e meninas de qualquer idade. As estratégias propostas devem ser criativas e de baixo custo financeiro. A data final para entrega dos planos é 31 de dezembro de 2000 - faça download do regulamento do concurso.


Os planos serão avaliados por uma banca de 12 mulheres ativistas de todas as partes do mundo, que trabalham em defesa das mulheres nas suas sociedades. Serão escolhidas 60 finalistas, que irão para Nova Iorque, no encontro do dia 10 de fevereiro. Lá, elas devem apresentar suas estratégias, que serão discutidas até que sejam escolhidos os três planos ganhadores. As três vencedoras terão a oportunidade de ver seus Planos de Ação implementados em seus próprios países por organizações ou redes de mulheres, selecionadas e subvencionadas pelo DIA - V.


O evento do Madison Square Garden será encerrado com uma festa-espetáculo, que contará com a presença de celebridades como as atrizes Glenn Close e Susan Sarandon e a cantora Alanis Morissette. "O principal objetivo é chamar a atenção da mídia, pra divulgar para todo o mundo informações sobre a violência contra as mulheres e as estratégias de apoio aos trabalhos que pretendem erradicar essa violência", diz Lucy. Outras informações pelos telefones (598 2) 409-5651 e 402-4180 ou pelo correio eletrônico.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer