Você está aqui

Ongs, governo e universidade se reúnem para discutir o Livro Verde

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor





Debates


Representantes de oito instituições - entre ongs, universidade e Ministério da Ciência e Tecnologia - estiveram reunidos na sede da Rits, no último dia 10, para discutir o texto do Livro Verde, do Programa Sociedade da Informação/MCT.


O Programa Sociedade da Informação foi lançado em dezembro de 99, e tem como objetivo integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação no Brasil. O primeiro resultado deste trabalho é o Livro Verde, um texto editado pelo Grupo de Implantação do Socinfo (Programa Sociedade da Informação), onde estão detalhadas as propostas elaboradas ao longo dos últimos meses. O próximo passo deste grupo será a elaboração do Livro Branco, este sim, um documento definitivo para a implementação do Programa Socinfo no país.


O Livro Verde é um documento fundamental para o desenvolvimento econômico, político e social do Brasil nas próximas décadas. Seu texto abrange, além de questões tecnológicas e de infra-estrutura, temas como Educação para a Sociedade da Informação, Conteúdos e Identidade Cultural, Universalização de Serviços e Formação para a Cidadania e Governo ao Alcance de Todos. Nestes últimos tópicos se concentrou o debate durante a reunião na Rits.


Claudius Ceccon, do Cecip; Cristina Guarnieri e Marta Gil, da Rede SACI; Rodrigo Assumpção, da sampa.org; Fatima Porcaro, da ABDL; Alexandre Galvão, do LABTec/UFRJ; Regina Marteletto, do IBICT; Athayde Motta e Marcio André dos Santos, da revista Afirma; além de Sergio Goes, Carlos Afonso, Paulo Lima e Paulo Haus, da Rits, conversaram a respeito do diagnóstico que o Livro Verde apresenta sobre a situação do uso e implementação das tecnologias de informação no país. O grupo foi unânime na opinião que o texto é pouco conclusivo no que se refere a propostas de ações concretas para incluir todas as camadas da sociedade naquela que está sendo chamada de Sociedade da Informação.


No final da reunião, foram formados cinco grupos de estudos, cada qual sob a orientação de um animador. A idéia é que sejam produzidos textos, artigos e trabalhos que gerem uma discussão mais profunda. O objetivo é que desta troca decorram ações políticas e propostas concretas que poderão ser utilizadas na elaboração do Livro Branco.


A discussão está aberta e deve ser ampla. Por isso, são bem-vindas organizações e pessoas interessadas em participar deste debate. A Rits abriu um espaço para que esta troca aconteça, através do CiberFórum "Livro Verde". Para mais informações, basta entrar em contato com Graciela Selaimen, na Rits.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer