Autor original: Flavia Mattar
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
A Ação da Cidadania contra a Fome acaba de lançar mais uma campanha Natal sem Fome. Criado em 1993, o projeto está implementando uma linha de atuação diferente este ano para conseguir atingir a meta de beneficiar com cestas básicas 100 mil famílias, ou seja, cerca de 500 mil pessoas em todo o Brasil. No ano passado, 35 mil famílias receberam as doações.
"Nós sentimos a necessidade de ampliar o número de pessoas a serem beneficiadas com cestas básicas devido aos dados de uma pesquisa recém-lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 93, um estudo desenvolvido pela instituição revelou que 32 milhões de pessoas viviam abaixo da linha de pobreza, ou seja, tinham uma renda familiar de até dois salários mínimos. A nova análise, divulgada três dias atrás, revela que esse número aumentou para 54 milhões e 500 mil pessoas", explica Maurício Andrade, coordenador geral da Ação da Cidadania e do Natal sem Fome.
Para atingir a meta de quase triplicar as famílias beneficiadas estão sendo implementadas algumas mudanças. Uma delas é aumentar o número de comitês, responsáveis pela distribuição de alimentos nas comunidades próximas de onde estão localizados. Ano passado existiam 220. Esse ano são 400. Além disso, uma série de facilidades foram criadas para que a população seja solidária. Os postos Texaco, por exemplo, está apoiando a campanha recolhendo os alimentos para a campanha. Existe a possibilidade também de fazer um depósito em qualquer Banco do Brasil, agência 1211-4, conta 500537-X.
A campanha conta com a participação de 300 empresas nacionais e internacionais há um ano. Uma das formas da iniciativa privada ajudar é sendo um dos patrocinadores do Click Fome, por exemplo. Trata-se de um site em que os internautas doam um prato de comida ou uma bolsa escola sem colocar a mão no bolso. Quem paga pela doação são as empresas. "Desde 96, quando Betinho chamou a atenção para a importância do Balanço Social, as empresas começaram a perceber que investir no social traz retornos financeiros, além de ser bom para a sua imagem", diz. Outra forma da iniciativa privada contribuir é mobilizando funcionários, clientes e empresas parceiras para a doação de alimentos. A Linha Amarela tamém está dando a sua contribuição: entre 18 de novembro e 10 de dezembro estará trocando o pedágio por dois quilos de alimentos não perecíveis.
Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos nos dias 20 e 21 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 20 2000.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer