Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Reunir e promover a integração da comunidade envolvida na luta contra a Aids é o principal objetivo do Encontro Vivendo deste ano, que acontece pela décima vez. O evento, que será realizado no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de novembro, vai reunir pessoas de todo Brasil e de outros países. "Queremos garantir visibilidade para as questões contemporâneas enfrentadas pelas pessoas vivendo com Aids e capacitar ativistas para uma melhor atuação em suas cidades de origem", diz Alexandre do Valle, coordenador de projetos do Grupo Pela Vidda do Rio, que organiza o encontro em parceria com o Grupo pela Vidda de Niterói.
O público-alvo são as pessoas ligadas ao setor comunitário organizado em torno da luta contra a Aids, familiares e amigos, membros de ongs e profissionais ligados ao setor governamental. Mas o evento é aberto a todos os interessados. Segundo Alexandre, a presença de participantes estrangeiros tem como objetivo trazer para o contexto nacional questões relevantes do cenário global, contribuindo para ampliar as perspectivas dos participantes. Além de diversificar as fontes de informação sobre a epidemia.
Em função dos seus dez anos de existência, o encontro irá fazer um balanço das iniciativas realizadas na última década. "O panorama é muito complexo, mas os avanços, em quase todas as áreas, foram enormes. Hoje as pessoas com Aids contam com movimentos organizados e com visibilidade na luta por seus direitos", explica Alexandre, que ressalta ainda as parcerias firmadas entre governo e sociedade civil nessa luta, permitindo progressos no campo da prevenção, da assistência e dos direitos humanos.
"O evento será uma oportunidade para trocar o máximo de experiência possível e para repensar a trajetória do movimento, considerando os ganhos obtidos e refletindo sobre os desafios atuais. A resposta contra a Aids é produto de um esforço coletivo. Queremos explorar as lições aprendidas no caminho e entender para que elas nos serão úteis a partir de agora", diz Alexandre.
Para o coordenador, uma das principais conquistas desses dez anos do Vivendo é ter dado um sentido de pertencimento para muitos indivíduos e grupos que estavam isolados em diversas regiões do país. "Promover a integração foi o grande mérito do movimento. O nosso desafio agora elaborar uma agenda comum que mantenha essa integração", conclui.
O encontro acontecerá no Jóquei Clube do Rio de Janeiro. Os interessados em participar devem ligar para os telefones (21) 518-3993, (21) 719-5683 ou (21) 719-3793. A taxa de inscrição é de R$ 18. Outras informações no site da Coordenação Nacional de Aids. Outros eventos sobre Aids estarão acontecendo na mesma época. Clique aqui, para saber mais.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer