Autor original: Flavia Mattar
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Um clique pode ajudar a angariar recursos para desenvolver projetos ambientais. Essa é a idéia do site Ecosolidariedade. A iniciativa é semelhante ao Click Fome e ao Click Árvore no que diz respeito ao fato de os internautas fazerem uma doação sem que precisem colocar a mão no bolso. A diferença é que o usuário pode escolher o destino de sua doação, votando em um dos projetos ambientais selecionados no site. Tão simples quanto doar, é participar do site: o Ecosolidariedade está aberto para que as organizações interessadas apresentem novos programas ambientais para fazerem parte desta votação.
“As organizações interessadas devem nos contactar e apresentar os seus projetos. Após analisados e aprovados, farão parte, sem maiores problemas, de nosso site. Não é preciso que contribuam com quantia alguma para isso”, garante o coordenador geral do Ecosolidariedade, Luiz Felipe Mendes. Os projetos serão selecionados por um comitê-executivo formado por especialistas em ecologia. Segundo ele, um dos critérios levados em consideração na seleção dos programas é o impacto que poderão ter na melhoria e preservação do meio ambiente.
A Fundação SOS Mata Atlântica apresentou três projetos que podem ser votados no Ecosolidariedade: um de abrangência nacional, chamado o Atlas da Evolução da Mata Atlântica; o segundo com atuação regional, o Núcleo Pró-Tietê; e outro com enfoque local, o Projeto Cairuçu, em Paraty (RJ). Segundo Márcia Hirota, diretora de projetos da SOS Mata Atlântica, a iniciativa se destaca por promover a "cidadania virtual" entre os internautas, que podem contribuir para a conservação dos biomas brasileiros de uma maneira muito simples e inovadora. Além disso, beneficia o meio ambiente ao divulgar o diverisificado trabalho das entidades ambientalistas atuantes no país.
“Além de estimular que os internautas selecionem o projeto que desejam ver implementado, nós nos preocupamos também em formular perguntas sobre os problemas existentes nos ecossistemas brasileiros, bem como apresentar textos explicativos ligados à questão ambiental. Nós também promovemos a interatividade fora da net, através de abaixo-assinados e campanhas escolares, por exemplo”, explica Luiz Felipe.
Cada clique dado pelo internauta representa uma contribuição de R$ 0,15. O Ecosolidariedade foi lançado no dia 15 de maio deste ano e conseguiu, até o momento, 47 mil doações, o que representa R$ 7.050. Somente no mês de outubro foi contabilizado um total de 16 mil cliques. “No momento temos um único patrocinador, que é a Ie-t (International Eletronic Trade), com sede na Califórnia. Um dos motivos é o fato de querermos ver o site crescer primeiro, para, dessa forma, podermos passar confiabilidade para os nossos futuros patrocinadores”, conclui Luiz Felipe.
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