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Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Acaba de ser lançado, em São Paulo, o primeiro número do Caderno Observatório da Educação, um documento anual que pretende acompanhar de perto a qualidade e o alcance da educação no Brasil. A publicação é uma iniciativa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que conta com a coordenação de organizações como IBGE - apontam que 95% das crianças e adolescentes de 7 a 14 anos se encontram na escola e que a taxa de analfabetismo na população acima de 15 anos caiu para 13,3%. Estes números representam, de fato, avanços em relação à realidade de 1996 que exibia taxas de 91,2% e 14,7%, respectivamente.


No entanto, as constatações do caderno Observatório não são tão otimistas quanto as do governo e indicam situações preocupantes como desvalorização do professor, diminuição do investimento financeiro da educação, desatenção à qualidade do ensino, comercialização e/ou subversão da educação, encarando-a como caridade ou assistência e não como direito. A partir destes dados, o documento elabora críticas à avaliação oficial, que – segundo a coordenação do caderno - “quase não consultou a sociedade para um balanço da década”. O caderno Observatório da Educação é, portanto, mais um meio empregado pela Campanha Educativa para promover debates críticos, avaliação, investimentos e, principalmente, a valorização desse setor público que é, acima de tudo, um direito social.


A publicação será lançada em várias cidades, além de São Paulo. Os interessados podem obter se exemplar junto às instituições envolvidas: Ação Educativa, em São Paulo - (11) 3151-2333; Actionaid, no Rio - (21) 540-5707; ou Centro de Cultura Luiz Freire, em Recife - (81)429-3444. A partir de janeiro de 2001, o conteúdo do Caderno estará disponível no

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