Você está aqui

II Feira das Ongs e Seminário tentam mostrar que "um novo mundo é possível"

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Dois eventos quase simultâneos estão sendo promovidos pela Abong no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 26 de novembro. Trata-se da II Feira das Ongs, que acontecerá no Museu da República;do dia 22 ao 26, e do Seminário "As Ongs e a luta por um desenvolvimento sem exclusão", de 21 a 23, no Hotel Flórida. Ambos os encontros ocorrem sob o lema "Um Novo Mundo é Possível" e vêm mostrar a importância da participação da sociedade nos movimentos que têm propostas para transformar a realidade brasileira no próximo milênio.


A feira, com abertura no dia 22, às 19 horas, vai ter a participação de aproximadamente 53 instituições cariocas, em 62 estandes. Ali, estarão mostrando o seu trabalho, na tentativa de fortalecer o diálogo com a sociedade. A intenção é "fazer com que o público visite, conheça e contribua com as entidades", segundo Ricardo Gouveia, diretor da Abong-Rio. O evento tem entrada franca, e ainda contará com uma exposição de fotografias com temas sociais, exibição de filmes produzidos pelas Ongs, e apresentação de grupos de dança, teatro, circo, coral, contadores de histórias e poesia durante o final de semana.


Durante o seminário, haverá cinco painéis com a exposição do que vem sendo feito por diversas organizações no Brasil. Entre eles, estão os temas "Qual o futuro para a América Latina: inserção subordinada na globalização ou projeto próprio de desenvolvimento?", "As ongs e a busca de um desenvolvimento sem exclusão", "As ongs e o desafio da sustentabilidade socioambiental a partir das múltiplas inserções no território", "As ongs frente à reestruturação produtiva, crise do mundo do trabalho e a socioeconomia solidária: alternativas de desenvolvimento ou saídas compensatórias?", e ainda "As ongs e o desafio da articulação entre a agenda local, nacional e internacional do desenvolvimento".


No sábado, 25, às 19 horas, acontecerá a entrega do Prêmio Betinho de Cidadania, do Rio de Janeiro, uma iniciativa promovida pela Abong, pelo Ibase e pelo Comitê de Empresas Públicas no Combate à Fome e pela Vida (Coep), que já está em sua segunda edição. Na categoria Personalidades, o premiado é o cantor e compositor Chico Buarque e na categoria Movimentos, quem vai receber o prêmio - uma escultura da artista plástica Ana Maiolino - é o Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Este projeto existe desde 1993 e tem aprovado jovens de comunidades carentes nos exames de seleção de universidades públicas e outros centros de excelência. Após a premiação, haverá um show de música popular com um grupo ainda a ser confirmado.


O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, e o Hotel Flórida, na Rua Ferreira Viana, 81, ao lado do museu. Para obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Abong pelo telefone (11) 3237-2122, ou pelo correio eletrônico.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer