Autor original: Felipe Frisch
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Como parte dos eventos que marcaram o dia do lançamento do Ano Internacional dos Voluntários 2001 (AIV 2001), foi ao ar na Internet, no dia 5 de dezembro, o Portal do Voluntário. O site é resultado de uma parceria entre o Programa Voluntários (do Conselho da Comunidade Solidária), o Projeto Amigos da Escola (da Rede Globo de Televisão), e o Comitê Nacional para o AIV 2001. O objetivo principal do projeto é ser um canal para divulgar experiências de trabalhos voluntários e estimular esse tipo de ação entre pessoas, empresas e instituições.
Entre as seções já em funcionamento, há uma biblioteca onde estão disponíveis publicações para quem se interessa pela área e uma sala de notícias - que inclui acontecimentos recentes divulgados pela imprensa relacionados com as ações voluntárias, além de artigos sobre o assunto. Também já está on-line o "Brava Gente", um banco de experiências de atividades voluntárias, que conta, até agora, com o relato de cem "amigos da escola". Os coordenadores do portal esperam receber outras contribuições de diferentes atividades voluntárias, a partir do dia 10.
Há áreas e ferramentas planejadas, que ainda não estão disponíveis e devem estar on-line somente em janeiro, de acordo com o Coordenador de Conteúdo do Portal e articulador da Rede Voluntária, Bruno Ayres. Alguns exemplos são a sala de chat; os fóruns temáticos; uma agenda de eventos ligados ao voluntariado e ao terceiro setor; e ainda a possibilidade de se criar listas de discussão por e-mail. "São todas ferramentas de comunicação destinadas a grupos de voluntários e ao gerenciamento do trabalho em conjunto", lembra. Também no ano que vem vai estar funcionando o serviço de oferta de vagas em instituições, segundo o coordenador.
- A idéia não é fazer os voluntários se cadastrarem, mas o inverso. Ou seja, queremos fazer com que as organizações se cadastrem para receber o trabalho voluntário - explica a Coordenadora Nacional do Programa Voluntários, Mónica Corullón.
O importante, segundo Bruno, é mostrar que, para prestar um serviço voluntário, basta vontade individual, e que cada um pode contribuir com o que souber fazer de melhor na sua comunidade. "Hoje, a oferta de voluntários nas organizações é muito maior do que a demanda, e acabam se formando filas de espera. Queremos mostrar que o trabalho voluntário não precisa estar vinculado a nenhuma organização", explica.
- A idéia principal do portal é reunir o maior número possível de informações e reforçar o sentimento de "pertencimento". Muitas pessoas já são voluntárias e nem se dão conta do que estão fazendo - explica Beatriz Kotlam, Coordenadora do Projeto Amigos da Escola, priorizando a questão do auto-reconhecimento de quem atua.
Para intensificar essa auto-identificação como ´voluntário`, foi criada uma seção chamada "Vista a Camisa". Quem acessá-la poderá fazer o download de um protetor de tela do portal com uma mensagem de apoio ao trabalho voluntário, ou enviar cartões virtuais com mensagens que estimulem a participação em ações voluntárias.
Para Miguel Darcy, Coordenador do Programa de Promoção do Voluntariado do Conselho da Comunidade Solidária, "fortalecer o voluntariado é também abrir canais flexíveis de comunicação entre os grupos e indivíduos. A troca pode ser fortalecida e irrigada pela Internet". Ele considera, ainda, que "este portal pertence aos voluntários brasileiros", e não a nenhuma organização em especial.
- Juntos, os voluntários farão uma grande diferença no Brasil. A repercussão do tema tem sido tão grande, que este não é mais um ano temático proposto por uma instituição, mas sim um ano da sociedade civil. O ano que marca o começo do novo século será um ano de solidariedade e união - é o que acredita a Presidente do Comitê Nacional para o AIV 2001, Milu Villela.
A atualização do conteúdo do portal, a escolha do material a ser inserido e os critérios de seleção, ficarão por conta de um Conselho Editorial composto por representantes das três instituições parceiras.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer