Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original:
Durante um incêndio na floresta, todos os bichos corriam apavorados e um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico. O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor: "Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?" E o beija-flor respondeu: "Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte".
Essa era a metáfora usada por Betinho para caracterizar a solidariedade. Por isso, é o beija-flor que dá nome à premiação concedida anualmente pelo RioVoluntário aos voluntários que se destacaram no período. Este ano, a cerimônia de entrega do Troféu Beija-Flor foi no último dia 8. A novidade foi o reconhecimento de outras iniciativas, como o Prêmio Jovens Voluntários e a entrega do Certificado de Participação do Projeto Adotei Um Sorriso. Este é concedido aos dentistas que concluíram o tratamento de crianças carentes, com a presença das mesmas no palco.
Na categoria Imprensa, a vencedora foi a Revista Veja, pela matéria de capa "Deixa Comigo", na Vejinha SP.O Beija-Flor Empresa foi para o Banco do Brasil - pela parceria firmada com o RioVoluntário para a produção do Manual do Voluntário. O Centro de Valorização da Vida (CVV/Rio) ganhou o Beija-Flor Instituição, pela excelência do trabalho prestado à comunidade carioca.
Além destas categorias, foram premiados 10 voluntários, entre eles, uma senhora de 85 anos -professora de ioga da terceira idade -, uma fonoaudióloga, uma costureira e um publicitário. Ao final, foi entregue a Homenagem Especial deste ano ao Dr. Artur Sendas, pela sua atuação como empresário do Grupo Sendas e presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Além destas instituições, estiveram no evento representantes da iniciativa privada, universidades, voluntários e membros do Comitê Rio para o AIV 2001.
Mais informações no site do RioVoluntário www.riovoluntario.org.br/principal/trofeu.asp ou pelo correio eletrônico voluntario@alternex.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer