Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
Para concretizar o Projeto Online Cidad@ao, o Senac-SP firmou diversas parcerias com outros de seus Centros, com instituições e com empresas. Com o Centro de Educação Comunitária para o Trabalho e o Centro de Educação Comunitária do Itaú foi articulada uma pesquisa que traçará o perfil do usuário. Serão considerados fatores como poder econômico, classe social, contato com a tecnologia, “medo” da Internet, hábitos adquiridos, mudanças ocorridas depois que o cidadão começou a utilizar o serviço, o que mais desperta seu interesse, quais os conteúdos mais procurados, entre outors. O principal objetivo é estabelecer uma estratégia que auxilie a incluir o cidadão como usuário da Internet. Os resultados dessa pesquisa oferecerão um know-how tecnológico que será compartilhado com outros estados brasileiros ou países da América Latina que se interessem em replicar a experiência.
A Puc-SP desenvolverá uma pesquisa sobre o impacto social do projeto, gerando metodologias para incluir outras parcelas da população na sociedade da informação. Através da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, a parceria com o Governo de São Paulo irá estender a implantação do projeto a locais como o metrô e repartições públicas, com o patrocínio de empresas parceiras do Governo ou dos próprios organismos públicos interessados.
O Senac se associou ainda ao Programa Sociedade da Informação (SocInfo), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O Socinfo tem como principais objetivos a universalização do acesso à Internet e o desenvolvimento de uma infra-estrutura de tecnologias da informação no Brasil e dispõe de uma verba de R$ 3 bilhões prevista para os próximos três anos. Assim, o MCT dará apoio institucional para a expansão do Online Cidad@ao a partir de incentivos públicos variados, além de prover recursos como a Internet de alta velocidade, coordenada pela Rede Nacional de Pesquisa, o que possibilitará que o sistema possa em breve entrar na Internet2.
Já com o Programa Comunidade Solidária o Senac firmou uma parceria para desenvolvimento conjunto de duas experiências: simultaneamente à implantação do Online Cidad@o, o Comunidade Solidária está implantando, através do Projeto Rede Jovem, os Espaços Jovens. Os propósitos dos dois projetos são praticamente os mesmos: democratização da informática, universalização do acesso à Internet e infoinclusão. Serão formulados em conjunto o treinamento em informática, a metodologia de implantação junto à população de baixa renda e metodologias de expansão auto-sustentável. A cooperação representa uma mudança nas poucas iniciativas do gênero que vinham sido desenvolvidas no Brasil, todas isoladas umas das outras.
Para garantir seus objetivos de investir na formação de crianças e adolescentes capazes de transformar suas realidades, a Fundação Gol de Letra, do ex-jogador Raí, também tem convênio com o Senac. A entidade já está implantando um laboratório de informática que será o piloto na expansão externa do projeto.
Duas empresas também estão participando do On-Line Cidad@o: a Micropower e a Apek – Telecom. A primeira projetou e cedeu o uso social do software Virtual Vision - que permite aos deficientes visuais navegarem na Internet. Uma ferramenta importante para atingir a verdadeira democratização do acesso. Já a Apek, especializada em soluções para área de telecomunicações, desenvolveu o protótipo do gabinete de acesso à Internet a ser usado, registrado como orelhão.com, e dará o suporte técnico à iniciativa.
Lígia Barata explica que as pessoas que não souberem lidar com a Internet, poderão participar de mini-cursos de quatro horas de duração. “Ainda não temos previsão, mas realizaremos os cursos de acordo com a demanda dos usuários”, esclarece. Segundo Lígia, a partir de março o Senac começará uma campanha de busca de financiamento público ou privado para que o Online Cidad@o possa ser disseminado e implantado em todo o país, principal meta do projeto. Quem quiser, pode conhecer um pouco mais da iniciativa na sua página, ou ir a uma das unidades do Senac-SP que já têm os gabinetes instalados. Os endereços podem ser consultados no site www.sp.senac.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer