Você está aqui

Rits investe Na. Rede

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

O que é uma rede? Como ocorrem as relações de poder dentro dela, qual a melhor forma de captar recursos e gerenciá-la, onde encontrar informações sobre o assunto?Foram muitas as dúvidas que começaram a surgir sobre o tema. Por isso, a Rits percebeu a necessidade de criar o Núcleo de Estudos e Articulação de Redes (Na. Rede), apresentadooficialmente no início de dezembro, durante o I Encontro Nacional de Redes. O objetivo é a troca de experiências que jávêm sendo desenvolvidas nesta área, bem como a produção de textos, realização de seminários ea montagem de um banco de estudos, entre outras possibilidades.


A idéia tem chamado a atenção de muitas instituições, que estão se unindo para levar adiante a iniciativa. Além da Rits, atualmente 12organizações estão envolvidas com o projeto: Rede Saci, Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), Agência de Educação para o Desenvolvimento (AED), Senac/SP, Rede Voluntária, Instituto C&A, Comunidade Solidária, Fundação Semear, Rede Ocara, Rede Mineira do Terceiro Setor e Rede Paulista de Educação Ambiental (Repea). É através da experiência dessasentidades que começará a ser produzido conteúdo sobre o tema. A idéia é que o projeto não fique fechado apenas entre essas lideranças, mas que tudo o que se produza possa ser aproveitado por todos aqueles que tiverem interesse na atuação das redes.


"Assim que tivermos conteúdo para apresentar, ele poderá ser acessado no site da Rits, em uma área específica sobre redes e, posteriormente, no Portal da Cidadania, que a organização está para lançar. Acredito que cada uma das organizações envolvidas no projeto também irão disponibilizar o material em seus sites", diz Kátia Oliveira, uma das coordenadoras de redes da Rits.


Segundo ela, a formaçãode redes é algo ainda muito novo, o que explica a falta de informações sobre o assunto. Apesar disso, o número de redes é bastante grande. "Existem muitas. Cada vez que vou pesquisar sobre este assunto, encontro iniciativasdas quais nunca tinha escutado falar. Por sermuito novo, ainda nãohá estatísticas e números sobre o tema. Mas existem pessoas que estão se dedicando a esse estudo", conclui.


Todas as etapas para a construção do Na.Rede já foram superadas. Agora, a partir de 2001, os seus integrantes se dedicarão à produção de conteúdo.


Contatos:


Rede Saci
http://www.saci.org.br/


Rebea
bioconex@zaz.com.br


AED
http://www.aed.org.br/home/main.html


Senac - SP
http://www.sp.senac.br/


Comunidade Solidária
http://www.comunidadesolidaria.org.br/


Fundação Semear
http://www.fundacaosemear.org.br


Ocara
http://www.ocara.org.br

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer