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Objetivos do Observatório da Sociedade da Informação

Autor original: Maurício Jun Handa

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Registrar e acompanhar a criação de centros de recursos regionais e locais, bem como a implantação de redes de comunidades locais e regionais que permitam a utilização partilhada de infra-estruturas e recursos humanos e tecnológicos nas áreas de informação e comunicação.


Registrar e acompanhar a entrada no mercado de novos prestadores de serviços e fornecedores de informação, examinando os possíveis entraves de infra-estruturas e de regulamentos.


Examinar os avanços municipais e os níveis locais dos serviços das empresas de telecomunicações e dos serviços de apoio oferecidos às respectivas populações.


Examinar o ambiente competitivo, sugerindo caminhos que assegurem a participação de todos os intervenientes na cadeia de valor da indústria de informação, nomeadamente utilizadores, prestadores de serviços, operadores de rede, fornecedores de conteúdo, agentes inteligentes e outros atores envolvidos neste domínio.


Examinar o nível de igualdade de oportunidades de acesso dos cidadãos à infra-estrutura de informação.


Difundir entre os Prefeitos, Câmaras e instituições privadas, com ênfase em suas lideranças, as investigações e os casos de êxito na promoção do acesso facilitado às informações.


Facilitar aos pesquisadores nacionais a possibilidade de divulgar seus resultados de investigação a uma escala alargada, aumentando os benefícios do papel democrático das pesquisas como fator de desenvolvimento social e econômico.


Acompanhar a legislação, no que diz respeito às condições especiais de acesso e utilização da informação e dos conteúdos em formato digital por parte das escolas, bibliotecas, hospitais e instituições públicas.


Acompanhar a introdução no nível municipal do Programa Sociedade da Informação do Governo Federal, procurando meios eficazes e eficientes de relacionamento entre as entidades e organismos oficiais com os da cidadania local.


Identificar a frequência dos programas, no contexto da Sociedade da Informação, de desenvolvimento de produtos, serviços e aplicações que contribuam para o combate à info-exclusão, e mais especificamente os que ampliem o acesso aos benefícios das novas tecnologias por parte de grupos socialmente desfavorecidos.


Registrar casos concretos de info-alfabetização e de combate a info-exclusão.

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