Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Aconteceu no dia 20 dedezembro, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Rio de Janeiro), mais um encontro para debater o Livro Verde – documento que traz a proposta inicial de ações do Programa Sociedade da Informação, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Desde que foi apresentado oficialmente ao Presidente da Republica, em 24 de outubro, o Livro Verde foi pauta de debate em dez estados brasileiros. Os encontros fazem parte da etapa de Consulta Pública do Livro Verde, que foi aberta naquela data. Até o final de fevereiro de 2001, os coordenadores do Programa Socinfo estarão recebendo sugestões quanto ao texto do livro, que podem ser enviadas por qualquer cidadão brasileiro, através do site do Programa. Encerrada esta etapa, o Livro Verde será apresentado formalmente pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso à sociedade brasileira, em São Paulo. Isto deve ocorrer na metade de março. A partir daí estará sendo elaborado o Livro Branco – o plano definitivo das atividades do Programa, incluindo idéias e opiniões colhidas no processo de consulta pública do Livro Verde.
Até o momento, foram realizadas 24 apresentações onde a sociedade é convidada a opinar sobre o conteúdo do documento, tirar dúvidas quanto ao seu teor e elaboração e assim, conhecer mais profundamente a atuação do Programa Sociedade da Informação ao longo do ano. Há mais quatro apresentações previstas – todas abertas à população e gratuitas. Esta é uma das maneiras encontradas pela coordenação do Programa para aproximar os cidadãos do processo de construção de um dos documentos mais importantes para o país nos próximos anos. Segundo Rafael Mandarino, coordenador de Comunicação do Programa Socinfo, um dos maiores desafios encontrados até agora é justamente estender esta discussão a toda a sociedade. Para ele, “falta sinergia entre as diversas linhas de ação, e há pouca integração entre as entidades e setores envolvidos no processo de implantação da Sociedade da Informação no país”. Mandarino enfatiza que todos devem ser iguais neste processo e que um dos objetivos do Programa é articular parcerias entre governo, empresas e a sociedade civil organizada.
Durante a apresentação do dia 20 foi lançado pelo Ibam o Observatório da Sociedade da Informação. Paulo Protásio, Conselheiro do Ibam e um dos coordenadores do Observatório, falou sobre sua preocupação com “o timing para a elaboração do Livro Branco, já que os passos devem ser dados um de cada vez”. Protásio afirmou que o Observatório pretende ser “um campo onde os grandes desafios no processo de implantação do Programa Sociedade da Informação estarão desnudos e as discussões poderão ser aprofundadas em detalhe”. Para ele, a Sociedade da Informação “é portadora de uma centelha que promoverá uma mudança de mentalidade obrigatória de toda a sociedade brasileira”.
Contatos:
Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal
http://www.ibam.org.br
Ministério da Ciência e Tecnologia
http://www.mct.gov.br
Programa Socinfo
http://www.socinfo.org.br
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer