Autor original: Flavia Mattar
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Um município de cada um dos cinco continentes do planeta poderá receber US$ 20 mil pelo desenvolvimento de iniciativas de combate à exclusão e de promoção do diálogo em comunidades. O valor servirá como incentivo para que os cinco locais selecionados continuem dando andamento às suas iniciativas de desenvolvimento social. Para concorrer ao "Prêmio Unesco Cidades pela Paz" é preciso agir rápido, pois o prazo para a entrega de projetos é 28 de fevereiro.
O prêmio é oferecido a cada dois anos. O objetivo da Unesco é sobretudo incentivar a coesão social, a melhoria das condições de vida nos bairros mais vulneráveis e o desenvolvimento de relações mais harmoniosas nas comunidades. A instituição, para premiar os candidatos, privilegiará medidas que propiciem uma convivência solidária; práticas inovadoras de prevenção e combate à violência; a implementação de políticas de participação - dirigidas sobretudo aos jovens - e mobilização de novos interlocutores dos setores público e privado. Os projetos podem ter cunho urbanístico, ambiental, educacional ou cultural.
Para concorrer, o município deve ter o seu projeto indicado pelas Comissões Nacionais para a Unesco ou por ongs que tenham relações oficiais com a instituição. Cada ong poderá indicar até duas candidaturas. Os interessados deverão enviar formulários preenchidos, disponibilizados no site da Unesco. Além disso, é preciso enviar documentos que comprovem o desenvolvimento do projeto, três fotografias e material impresso ou audiovisual.
As correspondências deverão ser enviadas para o Departamento de Cultura da Unesco, aos cuidados de Montserrat Martell. O endereço é 1, Rue Miollis 75732, Paris, Cedex 15. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 33.1.45683968, pelo correio eletrônico ou no site da Unesco.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer