Você está aqui

Unesco premiará iniciativas municipais

Autor original: Flavia Mattar

Seção original:


Um município de cada um dos cinco continentes do planeta poderá receber US$ 20 mil pelo desenvolvimento de iniciativas de combate à exclusão e de promoção do diálogo em comunidade. O valor servirá como incentivo para que os cinco locais selecionados continuem dando andamento as suas iniciativas de desenvolvimento social. Para ser beneficiado pelo "Prêmio Unesco Cidades pela Paz" é preciso agir rápido, pois o prazo para a entrega de projetos é 28 de fevereiro.


O prêmio é oferecido a cada dois anos. O objetivo da Unesco é sobretudo incentivar a coesão social, a melhoria das condições de vida nos bairros mais vulneráveis e a criação de convivência mais harmoniosa nas comunidades. A instituição, para premiar os candidatos, privilegiará medidas que propiciem uma convivência solidária; práticas inovadoras de prevenção e combate à violência; a implementação de políticas de participação dirigidas sobretudo aos jovens; e mobilização de novos interlocutores do setor públicos e privado. Os projetos podem ter cunho urbanístico, ambiental, educacional ou cultural.


Para poder concorrer o município deve ter o seu projeto indicado pelas Comissões Nacionais para a Unesco e por ongs internacionais ou regionais que tenham relações oficiais com a instituição. Cada ong poderá indicar até duas candidaturas. Os interessados deverão enviar formulários preenchidos, disponibilizados no site da Unesco. Além disso, é preciso enviar documentos que comprovem o desenvolvimento do projeto, três fotografias e material impresso ou audiovisual.


As correspondências deverão ser enviadas para o Departamento de Cultura da Unesco, aos cuidados de Montserrat Martell. O endereço é 1, Rue Miollis 75732, Paris, Cedex 15. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 33.1.45683968, pelo correio eletrônico

m.martell@unesco.org ou no site da Unesco (http://www.unesco.org/culture/citiesforpeace).

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer