Autor original: Flavia Mattar
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
O consumidor pode contribuir para estimular a responsabilidade social das empresas. Para isso, basta prestigiar, na hora da compra, aquelas que praticam ações sociais. Mas será que os consumidores brasileiros têm essa preocupação? Com o objetivo de saber o que o comprador julga mais importante em termos de atuação social das empresas e a influência dessa visão nas relações de consumo, o Instituto Ethos realizou uma pesquisa e acaba de lançar o relatório "Responsabilidade Social das Empresas – Percepção e Tendências do Consumidor Brasileiro, Pesquisa 2000".
Para realizar o estudo foram feitas entrevistas com 1200 pessoas, entre os dias 2 e 9 de maio de 2000. O levantamento foi realizado pela empresa Indicador Opinião Pública nas seguintes localidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Goiânia. Os resultados foram comparados com os de 23 países, fornecidos pela Environics International Ltd., localizada em Toronto, no Canadá; The Conference Board, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e The Prince of Wales Business Leaders Forum, em Londres, no Reino Unido.
Social está na frente da questão econômica
O estudo com consumidores de 13 dos 23 países de seis continentes, realizado em meados de 1999, constatou que os cidadãos consideram que uma nação deve priorizar, no milênio que se inicia, o desenvolvimento social e ambiental, mais do que a questão econômica. Metade dos entrevistados declarou que está prestando atenção ao comportamento social das empresas. Mais de 25% dos consumidores dizem ter prestigiado ou punido empresas com base na performance social.
Consumidores brasileiros querem o investimento social mas também a integridade nos negócios
A pesquisa realizada no Brasil constatou que os consumidores esperam que as empresas sejam íntegras em seus negócios e na repercussão de suas ações sociais internas e externas. Quando se fala em responsabilidade social, 46% dos entrevistados apontou como prioridade a contratação de deficientes físicos; 43% valoriza empresas que colaboram com escolas, postos de saúde e entidades sociais; e 32% das repostas priorizaram programas de alfabetização para funcionários e seus familiares.
Os interessados na pesquisa podem fazer download no site do Instituto Ethos.
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