Autor original: Flavia Mattar
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Nos últimos dois anos, muitas empresas que praticam a responsabilidade social têm tornado pública as suas ações através da divulgação do balanço social. Para se ter uma idéia, no ano 2000 foram divulgados 45 balanços contra os 22 publicados em 1999, ou seja, houve um acréscimo de mais de 100%.
"Acredito que esse aumento se deva ao fato de os empresários estarem percebendo a importância não só de prestarem bons serviços e produzirem com qualidade, mas também de mostrarem que respeitam e valorizam seus empregados e que investem no social. Acho, inclusive, que esse número aumentará ainda mais, pois, no ano passado, diversas empresas nos procuraram em busca de informações sobre balanço social", diz João Sucupira, coordenador de Transparência e Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas (Ibase).
Para estimular ainda mais essa tendência, o Ibase dá todo o apoio para que as empresas elaborem e publiquem seus balanços. Além disso, oferece gratuitamente o selo do Balanço Social Ibase Betinho para que as instituições privadas usem em suas campanhas publicitárias e em suas correspondências. O instituto também mantém e anima uma lista de discussão sobre o tema, desenvolve pesquisas, publica artigos, organiza e participa de eventos, entre outras iniciativas.
São várias as áreas de atuação das empresas que fazem balanço social. Há uma diversidade grande de projetos nas áreas de educação, saúde e meio ambiente, além de iniciativas de geração de emprego e renda nas comunidades mais pobres e atendimento a crianças e adolescentes. "Mas, é importante ressaltar o fato de que ainda é reduzido o valor dos investimentos em educação. Geralmente é uma média de R$ 502 por empregado ao ano. É muito pouco se compararmos ao gasto de R$ 2.936 em previdência privada, R$1.956 em saúde e R$ 1.411 em participação nos lucros".
De acordo com João Sucupira, a maioria das empresas que praticam a responsabilidade social ainda não elaboram seus balanços sociais. "São muitos os motivos para isso, mas o principal deles talvez seja a falta de informação. Apesar de ser conhecido aqui no Brasil desde os anos 70, só depois que o Betinho lançou a campanha de divulgação do balanço social é que o tema responsabilidade social ganhou espaço na mídia. Acredito que iniciamos um processo que tende a levar a idéia de prestação de contas à sociedade a todas as empresas que buscam o caminho da ética empresarial", conclui.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer