Você está aqui

Instituto Ethos quer abrir espaço para discutir o Consumo Responsável

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Está em fase de desenvolvimento, com lançamento previsto para março, uma nova iniciativa do Instituto Ethos na Internet. É o Portal do Consumo Responsável, através do qual o instituto pretende criar uma comunidade virtual da qual farão parte todos os agentes envolvidos no processo do consumo: empresas, governos, consumidores e entidades sociais. O foco principal do projeto é a troca de informações para a aprendizagem mútua, ou seja, fazer com que todos os interessados aprendam e ensinem ao mesmo tempo, já que o próprio conceito de "consumo responsável" ou "consciente" ainda está em construção no mundo todo.


O projeto pretende ser a "vitrine" que dará visibilidade à responsabilidade social empresarial, ou seja, mostrará o que as empresas já estão fazendo nas suas relações com a comunidade, com os seus funcionários, com a sociedade, com o meio ambiente, com os acionistas, e mesmo com os concorrentes. Todos os aspectos dessas relações são importantes, mas, em geral, têm pouco espaço para divulgação na mídia. No entanto, "são elementos adicionais para que o consumidor faça a sua escolha consciente", de acordo com o o coordenador do projeto e Diretor do Instituto Ethos, Hélio Mattar.


- Vamos fazer o consumidor ver a compra como uma idéia global, e pensar, por exemplo, qual a relação que ele tem com o governo no ato de consumir, ao exigir ou não a nota fiscal - propõe o Coordenador de Conteúdo do Ethos, Renato Guimarães.


Compromissos das empresas


O Diretor do Instituto avisa que as empresas participantes que forem citadas em qualquer área de discussão, receberão cópia da "conversa" automaticamente. No entanto, é parte dos requisitos para fazer parte do portal que a empresa se comprometa a responder aos consumidores, principalmente se os comentários forem ligados às informações que a empresa dispuser no ar. Outro compromisso da empresa é o de assinar o Global Compact, um esforço das Nações Unidas no sentido de mobilizar a responsabilidade social dos empresários, através de nove princípios de direitos humanos, direito do trabalho e respeito ao meio ambiente. Apesar das exigências, o Diretor não tem ilusões: "a gente tem absoluta certeza que nenhuma empresa tem política de responsabilidade social 100% perfeita", diz.


Além das empresas, as instituições sem fins lucrativos que desenvolvam projetos sociais, também poderão participar do portal. É que haverá uma área destinada a doações e outra a compras virtuais onde o consumidor poderá destinar parte do valor da transação a estas instituições.


Contatos, tanto de empresas como de entidades sociais interessadas em fazer parte do portal, podem ser feitos pelos correios eletrônicos cr@ethos.org.br ou consumoresponsavel@ethos.org.br.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer