Você está aqui

Ferramentas para conscientizar

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Entre os serviços mais importantes que estarão em funcionamento no portal, destacam-se: um canal de chat, debates com hora marcada com personalidades, e um mural. O objetivo dos coordenadores é fazer com que todos possam discutir a responsabilidade social das empresas e o consumo consciente. Ainda na linha educativa, o portal irá disponibilizar explicações sobre o que é "código de ética", "balanço social", "política para deficientes", além de receitas para o melhor aproveitamento de alimentos.


- Queremos que o consumidor amadureça e que pense a respeito do que ele compra, e como ele usa. No portal, ele pode dizer aos outros o que passou a fazer para aproveitar melhor certos recursos - comenta Hélio Mattar.


Outras ferramentas educativas que farão parte do portal incluem jogos e testes em diferentes níveis, para estimular a formação de um consumidor consciente em relação ao meio ambiente, e que utilize da melhor forma possível o que ele compra e gasta, como água e luz, por exemplo. Consumidores insatisfeitos ainda encontrarão indicações de como proceder e onde ir para resolver conflitos nos quais tenham se sentido lesados, mas esse não é o ponto forte do projeto:


- Pretendemos evoluir para uma relação em que já não exista rivalidade entre "consumidor" e "empresa", em que o indivíduo não precise de uma "defesa do consumidor". Estamos visando muito mais o que pode unir do que o que pode separar - explica o Coordenador de Conteúdo, ao defender o conceito de "comunidade interdependente".


Através do portal, ainda será possível fazer doações diretamente para uma entidade ou para uma causa social específica a ser escolhida no ato da colaboração. Outra maneira de ajudar as organizações será através de um shopping virtual que o Ethos implementará no portal em associação com empresas especializadas em comércio eletrônico. Nele estarão à venda produtos que já são normalmente comercializados por essas lojas. A diferença é que, no ato da compra, o consumidor poderá direcionar uma parte do valor a ser pago para uma das entidades sociais credenciadas.


Outro serviço previsto no projeto será a criação de um site padrão dentro do portal, para organizações menos conhecidas que não têm página na Internet.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer