Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA – está produzindo, desde 1999, a pesquisa Ação Social das Empresas, que já levantou dados de mais de 90% das empresas brasileiras. Segundo o Instituto, este é o primeiro trabalho do gênero realizado no Brasil, com tanta abrangência. O estudo não se restringe às grandes empresas: os pequenos e microempresários também foram ouvidos.
A primeira região pesquisada foi a Sudeste, seguida pelas regiões Nordeste e Sul, nesta ordem. O trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira delas, as empresas foram contactadas por telefone. Na segunda, foi enviado pelo correio um questionário mais detalhado para ser preenchido apenas pelas empresas que declararam, pelo telefone, ter realizado ações sociais. Os resultados finais obtidos na região Sudeste estão disponíveis no site do Ipea. A pesquisa relativa às regiões Nordeste e Sul ainda não produziu resultados definitivos – as empresas foram contactadas apenas por telefone, e o questionário mais aprofundado estará sendo realizado no primeiro semestre deste ano. No entanto, o Ipea já divulgou os resultados destes primeiros contatos, que mostram um panorama interessante e surpreendente – como o alto índice de empresas nordestinas que empreendem ações sociais: 78% delas declararam desenvolver algum tipo de iniciativa socialmente responsável.
Segundo Anna Maria Peliano, Coordenadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas Não-Estatais do Ipea e Coordenadora-geral da Pesquisa Ação Social das Empresas, é importante registrar que o conceito utilizado para definir a ação social empresarial foi, deliberadamente, abrangente: considerou-se qualquer atividade que as empresas realizam para atender às comunidades e/ou seus empregados e familiares, nas áreas de assistência social, alimentação, saúde e educação, entre outras. No entanto, foram excluídas do conceito de ação social as atividades executadas por obrigação legal, como, por exemplo, o cumprimento de normas ambientalistas em razão do licenciamento ambiental, as contribuições compulsórias ao Sebrae, SESI, SESC, Senai, Senac e Senar e o atendimento obrigatório aos empregados, como o vale transporte e o salário-família.
Para a coordenadora, a pesquisa mostrou que a participação social das empresas é bastante expressiva em todas as regiões. “Entre as grandes empresas, quase 100% desenvolvem ações sociais no Sudeste e no Sul”. Anna destaca também a participação das microempresas: “no Sudeste, por exemplo, 61% das microempresas são responsáveis, socialmente. É um percentual muito grande”, afirma.
Anna conta que a metodologia utilizada na pesquisa auxiliou muito a elucidar os empresários. “Muitos dos empresários contactados – principalmente em micro e pequenas empresas - realizam ações sociais, mas não sabem. Às vezes, a ação que realizam é pequena e pontual, e os empresários não a consideram significativa. A interatividade na pesquisa nos auxiliou a conscientizá-los quanto à importância de sua participação, num contexto amplo”, diz.
Apesar de bastante ativas no que diz respeito à responsabilidade social, a pesquisa do Ipea aponta que poucas empresas divulgam suas iniciativas. “No conjunto total das empresas, poucas publicam o balanço social”, afirma a coordenadora da pesquisa.
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