Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Quem trabalha com biodiversidade no Brasil tem um poderoso meio de divulgar e colher informações: é o banco de dados "Quem é Quem em Biodiversidade no Brasil", que faz parte da Rede Brasileira de Informação em Biodiversidade no Brasil (BINbr). A iniciativa tem como proposta não só integrar a comunidade científica do país, como também levar informação sobre biodiversidade para um público variado, que vai desde políticos até donas de casa.
A BINbr - fruto de uma parceria entre o Centro de Referência em Informação Ambiental / Base de Dados Tropical (Cria-BDT) e o Ministério do Meio Ambiente - tem como objetivo principal dotar governo e sociedade de informações sobre conservação e utilização sustentável da diversidade biológica no país. Já a Cria-BDT existe desde 1982, organizando a informação biológica de e para a comunidade científica nacional, com o objetivo final de contribuir para a conservação e utilização racional da biodiversidade no país.
O "Quem é Quem" foi criado em 1992. Podem ter seus dados cadastrados todos os profissionais pertencentes às áreas relativas à biodiversidade. "A idéia central - segundo Dora Ann Canhos, diretora do Cria-BDT - é conhecer quem está trabalhando com o que, e tornar estas informações públicas". As informações encontradas no banco de dados são utilizadas, por exemplo, para identificar formas de trabalho, possíveis consultores e parcerias, e também para nortear o governo na formulação de políticas públicas.
Além disso, os especialistas inscritos no banco de dados acabam ajudando o Cria-BDT a responder dúvidas enviadas pelo público. "Certa vez, um consultor orientou uma dona de casa sobre o que ela devia fazer para se livrar das formigas de sua cozinha", lembra Dora.
Outra função que o Quem é Quem pode exercer é a de ponto de apoio nos programas de educação, conscientização e organização da comunidade para a construção de uma sociedade sustentável. Para o Cria-BDT, a consolidação dessa sociedade só será possível se houver um esforço integrado de muitas agências, instituições e dos indivíduos. "É preciso mapear questões de biodiversidade relevantes em cada realidade local, estruturar a ação em torno delas, envolvendo os diferentes segmentos", afirmam os organizadores.
O único meio de se cadastrar no "Quem é Quem em Biodiversidade no Brasil" é pela Internet. Os dados coletados se juntam aos cerca de 150 bancos de dados e 100 mil páginas em html que o Cria-BDT mantém atualmente, nos mais diversos segmentos, como espécies, biomas, ecossistemas e conservação, entre outros. "Com relação à procura por informação, o site do Cria-BDT tem cerca de um milhão e duzentos mil acessos por mês", informa Dora.
Cada indivíduo, independente de ser profissional da área ou cidadão comum, pode fazer pesquisas no site do Quem é Quem. Para se cadastrar no banco de dados, a homepage é a mesma.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer