Autor original: Graciela Baroni Selaimen
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Nos primeiros dias do Fórum Social Mundial, quem observasse a reunião de tantas pessoas e instituições de variados interesses, valores e propostas não poderia deixar de fazer a associação com o mosaico que se construía pouco a pouco na porta do prédio 41 da PUC-RS. Mas depois de cinco dias de conferências, oficinas, testemunhos, encontros e surpresas, o evento toma uma outra dimensão.
Para as 16 mil pessoas que passaram por ali, existe um outro mundo possível. E de mosaico, o primeiro Fórum Social Mundial passa a holograma, onde cada um leva embora consigo a possibilidade de reproduzir na sua comunidade o conceito, a idéia central que se consolidou em Porto Alegre: “o ser humano é a medida de todas as coisas”, como diz o texto de Luiz Fernando Veríssimo, "O Parâmetro Humano", escrito especialmente para a cerimônia de encerramento do FSM 2001. Qualquer sistema de pensamento que ignore ou sobrepuje os valores humanos, os valores sociais e a natureza deve ser combatido, contraposto com as alternativas que só a criatividade do homem é capaz de desenhar.
Representantes de 117 países vieram a Porto Alegre dizer não ao neoliberalismo, à globalização e à hegemonia de alguns poucos países sobre todo o restante do mundo. Conseguiram mostrar que é possível se opor a uma ordem estabelecida com organização e tranquilidade. O Fórum Social Mundial foi marcado pelo clima de cumplicidade e esperança de todos os que passaram pelo Centro de Convenções da PUC-RS nestes cinco dias.
Na cerimônia de encerramento, cerca de quarto mil pessoas se emocionaram quando o ator João França recitou o texto de Veríssimo. O anúncio de que haverá outra edição do evento em 2002, na mesma cidade e no mesmo período do Fórum Econômico Mundial entusiasmou a platéia - que fechou a manhã do dia 30 com música e festa. Daqui para a frente, o evento será anual, sendo que em 2002 acontecerão paralelamente ao Fórum de Porto Alegre diversos outros Fóruns em diferentes países. A idéia é que a localidade que conseguir maior êxito na realização do FSM em 2002 sedie o Fórum Social Mundial em 2003 – desta vez, um evento único. Assim, o Fórum Social Mundial será, alternadamente, um evento único e vários eventos paralelos em diversos países.
Durante o Fórum de Porto Alegre foi organizado um Banco de Propostas. Já que não havia a intenção de se produzir um documento definitivo ao final do FSM 2001, as idéias e sugestões encaminhadas a partir das conferências, oficinas, acampamentos e encontros foram reunidas pela organização do evento e serão divulgadas na Internet no final de abril. Os documentos produzidos durante o FSM vão estar disponíveis no site do Fórum Social Mundial, que permanece on-line. Também serão divulgadas no site a lista de cidades que se propuserem a sediar os vários Fóruns em 2002 - além de Porto Alegre - e uma carta de princípios e orientações para a realização dos eventos.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer