Você está aqui

Crianças aprendem a se defender na Internet

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Novidades do Terceiro Setor






O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) da Bahia está dando mais uma força para meninos e meninas se defenderem das situações de abuso sexual. Isto é feito através do seu novo site, inaugurado no último dia 15 de fevereiro: o Sistema de Informação na Internet sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes "Ação Justiça". Com apoio da World Childhood Foundation, o endereço www.violenciasexual.org.br é um espaço para jovens em busca de ajuda e de esclarecimento, mas promete ser também uma poderosa fonte de informação para adultos e para a imprensa.


O "Sistema", sob coordenação de Marlene Vaz, será um importante canal para denúncias de quaisquer casos de violência contra a infância, inclusive a veiculação de pedofilia na rede. Os crimes praticados na Internet também estarão sendo detectados por estudantes de Direito treinados pela Polícia Federal para participar do projeto. O convênio com a PF garante que as queixas registradas no site serão encaminhadas para investigação.


Uma área especial, chamada 'Contando seus Problemas', permitirá que as crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência contem e denunciem o que sofreram, com a garantia de que todo sigilo será mantido. Não há sequer a necessidade de as vítimas se identificarem. Psicólogos estarão respondendo por e-mail, orientando e tirando dúvidas, inclusive sobre sexualidade. A página ainda disponibilizará informações atualizadas sobre os casos que o Cedeca acompanha na justiça de Salvador. Em breve, um Bate-Papo, mediado por especialistas, e com hora marcada, estará em funcionamento.


- O nosso compromisso não é só o de provocar a discussão. Queremos ajudar a levar o conhecimento, dar respostas. O próprio Cedeca não tem domínio sobre todos os assuntos. O nosso trabalho é legitimado pela atuação de nossos parceiros - comenta Hélia Barbosa, Coordenadora Executiva do Cedeca.


Outra parceria institucional estratégica foi acertada com a Secretaria de Educação do município. As escolas que possuem computadores estarão promovendo, para os seus alunos, o acesso ao site sob orientação dos professores. Dessa forma, o projeto possibilita que esses meninos e meninas se fortaleçam contra os abusos, através da multiplicação do conhecimento, a grande arma para se defenderem desse tipo de crime.


- O símbolo do Sistema é o Pensador, do Rodin. O mental tem que estar acima da força física nesse novo milênio - Hélia observa.


Na página já está disponível, para estudos e pesquisas, um banco de dados com uma boa quantidade de textos e informações sobre atos de violência contra a infância. Quem quiser contribuir pode oferecer seu trabalho pelo correio eletrônico seutexto@violenciasexual.org.br. A mensagem deve conter em seu corpo: título, autor, ano, tipo do trabalho e local de publicação, se a obra já tiver sido publicada.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer