Você está aqui

Alô, favela!

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Um fundo musical. Entra uma voz grave: "Notícia boa e bonita da União da Ilha do Governador abrindo a edição do dia 20 de fevereiro ..." Esse é o tom do Favela Interativa, o informativo telefônico da Agência de Notícias das Favelas, que está no ar desde o último dia 12. O projeto pretende levar a toda a população notícias, entrevistas, dicas culturais, espaço para denúncias e, ainda, a possibilidade de interagir e contribuir com o serviço.


Apesar de o serviço estar funcionando há pouco mais de dez dias, a média tem sido de 140 ligações por dia. Para Marko Ajdaric, coordenador do projeto, "o grande diferencial são as entrevistas". Logo na estréia, o entrevistado foi Marcelo Yucca, baterista do grupo O Rappa, que falou sobre os avanços de sua saúde e dos planos da banda. Os seguintes foram o presidente da CUT Nacional, o presidente da Andi (Sindicato Nacional dos Professores), James Calavaro - representante da Justiça Global, o capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Rodrigo Pimentel, entre outros.


Na verdade, o Favela Interativa é um complemento do projeto principal, a Agência de Notícias das Favelas, lançado em dezembro. Uma das principais características do informativo telefônico é a diversidade de fatos que veicula, desde conquistas de pequenas comunidades e favelas a escândalos no fornecimento de cestas básicas no Nordeste, passando por informações sobre as mais variadas cidades como Divinópolis, Volta Redonda, Itu, Salvador e muitas outras.


Segundo, Marko, a escolha das notícias é feita levando-se em conta uma visão crítica e comprometida dos fatos. A intenção é informar sobre o que está acontecendo dentro e fora das comunidades, além de tornar público tudo aquilo que concerne a elas. "Foi o caso da notícia de que o governo federal vai destinar R$ 700 milhões do Fundo de Combate à Pobreza para um programa de urbanização das favelas. Pegamos o gancho para mostrar que é hora de se fazer as devidas reivindicações", explica o coordenador.


Mas o Favela Interativa também pretende ser agradável. Quando há excesso de notícias para um tempo relativamente curto, o serviço dá preferência a novidades positivas, que façam bem não só aos ouvidos, mas também às almas e consciências dos ouvintes. Ao final de cada programa (é veiculado um por dia), o ouvinte pode deixar sua mensagem, como se fosse uma secretária eletrônica. É neste ponto que as pessoas podem interagir de fato com o projeto, fazendo a divulgação de suas comunidades - eventos, festas, iniciativas -, deixando denúncias e "botando a boca no fone" . Levando a sério essa liberdade, houve até quem deixasse uma mensagem pedindo emprego. É a democracia no Favela Interativa.


Quem quiser conferir as notícias do informativo é só ligar para o (21) 478-8200. O endereço da Agência de Notícias das Favelas na internet é www.anf.org.br. Marko convida outras insituições que queiram colaborar com a iniciativa ou até mesmo estabelecer parcerias. Para isso, os interessados devem entrar em contato através do telefone (21) 717-9756.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer