Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
As organizações interessadas em participar do Padis - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Sustentável já podem enviar os seus projetos. O Padis é fruto de uma parceria entre o Instituto Internacional de Educação do Brasil e a Embaixada do Reino dos Países Baixos. O edital que está em andamento é para a seleção de projetos em desenvolvimento institucional, propostos por organizações que atuem na área do desenvolvimento sustentável e na implantação da Agenda 21. O prazo para submissão vai até o dia 31 de março.
Segundo Leila Menezes, coordenadora do Padis, “a idéia é fortalecer as parcerias, identificar as necessidades institucionais e estimular a busca conjunta de resultados, métodos de gestão e, principalmente, novas alternativas”. Leila enfatiza, ainda, que o apoio prestado pelo Padis não será financeiro e, sim, técnico, através de capacitações, consultorias específicas ou abrangentes, além do intercâmbio - nacional ou internacional - entre as instituições. Cartilhas e textos pedagógicos também serão disponibilizados.
Um dos principais requisitos do processo de seleção dos projetos é que as instituições proponentes sejam organizações da sociedade civil ou órgãos governamentais. Entretanto, não é problema se alguma instituição do setor privado também estiver envolvida, em conjunto com organizações governamentais ou do terceiro setor. Por organizações da sociedade civil leia-se não só ongs, mas também cooperativas, associações de moradores, grupos comunitários e demais entidades informais. Outro critério que será empregado na seleção é o potencial de impacto apresentado pelos projetos, no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.
Também será dada prioridade a instituições localizadas nas regiões do Cerrado e da Amazônia. No entanto, podem ser enviados projetos de todo o Brasil. “Estamos abertos às propostas. Partimos do princípio que o desenvolvimento não ocorre isoladamente. É preciso fechar parcerias e juntar forças”, explica Leila. O aspecto social do Padis fica por conta da abertura de espaço para iniciativas que privilegiem as dimensões de gênero, etnia e diversidade cultural dos projetos.
O Padis prestará um apoio de 12 meses, período em que o projeto selecionado terá de buscar a legitimidade do público local. Segundo Leila, o Padis está formulando um sistema de avaliação - para ajudar na consolidação das propostas - que incluirá diagnóstico das necessidades institucionais, monitoramento, avaliação de resultados e de impacto social dos projetos apoiados.
Outro objetivo do Programa é gerar conhecimento em desenvolvimento institucional. No futuro, a experiência adquirida pelas instituições em todos os aspectos (legal, financeiro, de capacitação etc) fará parte de publicações. Quantas e quais serão, não se sabe ao certo. A própria experiência das entidades, suas necessidades e métodos, servirão como guia e matéria prima para essa bibliografia que será elaborada.
O endereço para envio de projetos é “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Sustentável – PADIS a/c Instituto Internacional de Educação do Brasil – IIEB
SHCN CL 202 Bloco B sala 105
70001-970 Brasília DF”
Não serão aceitas propostas enviadas por fax ou correio eletrônico. Mais informações pelo telefone (61) 327-7525, pelo fax (61) 328-5933, no site do IIEB ou enviando uma mensagem para iieb@iieb.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer