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Selo ISO certifica a qualidade da WWF Brasil

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Novidades do Terceiro Setor






Engana-se quem pensa que a busca pela qualidade total e, em conseqüêcia, por selos como os da família ISO é exclusividade do setor empresarial. Isso, porque o terceiro setor brasileiro já pode se orgulhar de ter entre as suas organizações uma instituição certificada. O mérito é do World Wildlife Fund (WWF) Brasil, que foi auditado no último dia 30 de janeiro e passou a ser a primeira ong brasileira com ISO 9002.


A organização ambientalista brasileira foi a primeira da rede WWF a obter tal reconhecimento. Para Rodrigo Moreira, do Núcleo de Gestão de Qualidade do WWF Brasil, a ISO não representa apenas um título, mas a transparência das atividades avaliadas, diante de seus parceiros e doadores, entre eles os WWFs americano e holandês:


- Fizemos um levantamento dos nossos procedimentos internos, para ver quais etapas deveríamos estar consolidando, e quais deveríamos estar eliminando, através de normas. Assim, as coisas ficam mais claras para todo mundo - explica.


O certificado significa um reconhecimento da qualidade de gestão dos processos internos auditados, que envolvem, no caso do WWF, a gerência de recursos financeiros, de contratos, a venda de produtos e o programa de afiliação. Durante o período de um ano e três meses, a organização esteve envolvida nos trâmites da certificação. Neste período, foram produzidos 40 documentos onde estão normatizadas todas as atividades internas.


Um claro exemplo do sucesso obtido com a implementação das mudanças é a criação de uma área de Recursos Humanos no WWF. O novo setor é responsável pelas melhorias no resultado de processos seletivos, aprimorando a qualidade profissional dos novos contratados, garante Rodrigo. Outra novidade foi a criação de um Plano de Treinamento Anual, que programa as capacitações ao longo do ano e assim garante um melhor planejamento das próprias ações do WWF, de acordo com o calendário.


Ainda sobre os cursos direcionados à equipe do WWF, ele lembra do recentemente implantado treinamento de integração, “para os novos funcionários não ficarem perdidos”. Nas aulas, eles recebem informações gerais sobre a organização e seu funcionamento. Quanto à venda dos produtos com a marca WWF, o último semestre já exibiu um aumento significativo. O motivo é um só: a norma exige que os fornecedores da organização também sejam qualificados.


O programa de afiliação também mostra um significativo aumento nos índices de renovação, e a explicação, para Rodrigo, é principalmente o melhor atendimento aos associados. O respeito à ISO ainda exige que: o cliente diga o que quer comprar, que ele saiba exatamente o que está comprando e, por fim, que o fornecedor, no caso a organização, tenha certeza de estar em condições de atendê-lo.


A norma exige ainda um compromisso da instituição com a melhoria contínua. Para garantir isso e manter o selo, o WWF irá passar por auditorias semestrais.


Certificação com reconhecimento internacional


A auditoria que concedeu o "título" ao WWF foi feita pela Det Norske Veritas (DNV), organismo credenciado, que recomenda as instituições para a certificação ISO. A emissão do selo ficou por conta do Inmetro, acreditador nacional, enquanto o certificado internacional ficou por conta do organismo holandês, Raad voor Acreditatie (RvA).


Segundo o consultor Paulo Arthur Moret, é importante considerar que a certificação é um meio para se alcançar a qualidade de gestão - e não um fim em si. Para a compreender a norma, é fundamental entender os pontos principais que ela analisa: o sistema de gestão da qualidade; a responsabilidade da direção; a gestão de recursos; a realização do produto; e a medição, análise e melhoria, que devem ser constantes.

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