Autor original: Felipe Frisch
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
No Brasil, o órgão que representa e distribui as normas ISO é a ABNT. Para a entidade, as ISO são perfeitamente aplicáveis a qualquer tipo de instituição. Isso, levando-se em conta especialmente as normas mais famosas, as das linhas 9000 e 14000, que tratam, respectivamente, da gestão da qualidade e da gestão ambiental. Os demais selos, com diferentes numerações, são específicos para cada setor da economia e para cada diferente etapa da produção.
- O certificado não é mais exclusividade das indústrias - esclarece Guy Ladvocat, responsável pelo Programa de Certificação do Sistema da Qualidade da ABNT. Segundo ele, hoje em dia, quem busca o selo ISO faz parte dos diferentes setores - e aí estão incluídas diversas prefeituras e entidades governamentais brasileiras, por exemplo.
"São normas de sistema da qualidade, que tratam da gestão da organização", explica. Ladvocat lembra ainda que a iniciativa da criação das normas de padronização partiu de um grupo voltado para a indústria. No entanto, recentemente (em dezembro de 2000), as normas 9000 foram modernizadas, justamente para tornar a sua linguagem mais acessível e o seu enfoque mais abrangente para todos os tipos de gestão. Antes, isso só era possível graças a esforços de interpretação. Hoje, as normas foram sintetizadas numa só, a norma ISO 9001.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer