Autor original: Felipe Frisch
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
Os relatos de casos assustadores pelo Brasil não páram. Um deles trata do Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (Prodetur-NE), financiado pelo BID. A Iniciativa de Gênero constatou que a população local de pescadores de Inhaém, em Porto de Galinhas, está comendo praticamente só a cabeça e o rabo dos peixes, ou seja, o peixe está indo para os hotéis. Isso envolve as mulheres porque representa como chega a comida que ela vai comer e dar aos filhos, de quem ela terá que cuidar se ficarem doentes.
Ainda com relação ao mesmo programa, a Iniciativa tem procurado atuar defedendo a igualdade de acesso aos benefícios para homens e mulheres, através de cursos hoteleiros e oportunidade de trabalho, e tentando evitar que seja implementado o que Sílvia chama de "estilo Cancun: um hotel maravilhoso com um muro em volta e o esgoto do lado de fora", onde ficaria a população em moradias precárias e com escassez de saneamento.
Outro exemplo onde se vê necessária a atuação do movimento, para Sílvia, é na associação da sensualidade da mulher brasileira com o turismo. Esse ainda é um apelo covarde fortemente utilizado pela publicidade. Ela conta sobre um congresso, recentemente realizado em Natal, para atrair investidores. Os organizadores utilizaram meninas entre 16 e 17 anos de biquíni como recepcionistas para o evento.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer