Você está aqui

O Dia Internacional da Mulher comemorado por organizações de todo o país

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Organizações de vários pontos do país promoverão atividades para marcar a comemoração do Dia Internacional da Mulher. É amplo o espectro dos debates: de violência a estética, as discussões variam em temas, mas não em importância. São todas questões de valor dentro do multifacetado universo feminino.


Em Pernambuco, a programação envolve manifestações culturais permeadas pelas chamadas ao debate. Durante todo o dia 8, o Fórum de Mulheres de Pernambuco promove atividades no Pátio de São Pedro – que abrangem a confecção de painéis por artistas plásticos, show do grupo de Afoxé Raízes de Quilombo, exibição de vídeos, encenação de peça teatral pelo Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás, apresentação do CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria e de Cumadre Florzinha. Segundo Carla Batista, coordenadora do Fórum de Mulheres de Pernambuco, a programação é político-cultural. Carla explica que o tema das manifestações deste ano é “Exclusão Social e a Violência Contra a Mulher”. Dentro deste contexto, nos intervalos das apresentações o Fórum vai dar continuidade à campanha iniciada no Carnaval: Tapa não é de amor – dói e é crime. Desde fevereiro o Fórum de Mulheres de Pernambuco vem espalhando cartazes pela capital tentando estimular a população a desenvolver um olhar crítico sobre as letras de algumas músicas que têm sido sucesso neste verão. Para os grupos que defendem os direitos femininos, estas músicas estimulam e naturalizam a violência. “Nesta campanha contamos com o apoio da Rede Saúde, Movimento Nacional de Direitos Humanos e ABONG”, conta a coordenadora.


Na Câmara de Vereadores de Recife, o vereador Dilson Peixoto está convidando para uma sessão comemorativa do 8 de março, onde Maria Betânia de Melo Ávila – integrante da ong SOS Corpo – fará uma palestra. Também devem participar da sessão representantes da CUT, MST e outras - em nome do Fórum de Mulheres de Pernambuco.


A bancada feminina no Congresso Nacional também prepara atividades para o Dia Internacional da Mulher. Juntamente com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e com a ong Cfêmea, a bancada feminina – coordenada pela deputada Jandira Feghali (PC do B/RJ) – realiza uma Sessão Solene em homenagem às mulheres no Plenário do Senado, às 10 horas do dia 7 de março. Às 18 horas, realiza um debate com a ministra italiana Laura Balbo, no Auditório Nereu Ramos.


As deputadas encaminharam sete projetos de interesse da bancada feminina, para que sejam votados na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Entre eles, estão projetos de lei que dispõem sobre salário-maternidade, crime de assédio sexual, direitos para empregados domésticos, por exemplo.


Já em São Paulo, as comemorações envolvem questões como beleza, moda e voluntariado feminino. O Senac-SP está organizando o evento “A Mulher no Mundo”, nos dias 08 e 09 de março. A idéia é reunir especialistas de diversas áreas para discutir a beleza da mulher negra, a moda como forma de inserção no mercado e o voluntariado feminino. O primeiro dia do evento é dedicado à mulher negra. A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Maria Aparecida de Laia, fará a palestra “O Dia Internacional da Mulher e o Cenário da Mulher Negra Brasileira”. Ao final do dia, a cantora Rosa Maria interpretará algumas canções.


No dia 9 o evento continua, focando as experiências femininas na áreas do voluntariado, cidadania e moda, como meio de valorização profissional e pessoal. Será realizada a plenária “Mulher Voluntária”, com a participação de Célia Regina Domingues, coordenadora dos Projetos Sociais da Mangueira, e Telma Sobolh, gestora do Programa Einstein na Comunidade.


A consultora em Imagem e Estilo do SENAC, Ilana Berenholc, discutirá sobre a moda como meio de valorização profissional. O tema “A Mulher como Agente de Cidadania” será tratado por Eudósia Acunã Quinteiro, professora da USP e presidente do Grupo Socorrista Irmão Alberto.


Entre os dias 7 e 10 de março o Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac-SP estará realizando, em parceria com o Centro Assistencial Cruz de Malta, o evento "Mulher - Saúde & Cidadania", que visa a conscientização sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama e colo uterino. Haverá exposições de vídeos sobre a saúde da mulher, oficinas de auto-exame de câncer de mama, plenária sobre a importância do papanicolau, debate sobre a participação da mulher na sociedade e a exposição de trabalhos das oficinas de Mulher e Cidadania. A expectativa é que nos quatro dias de atividades sejam atendidas cerca de 2.000 pessoas e que pelo menos 800 mulheres sejam encaminhadas para a realização de exames papanicolau gratuitos no Consultório do Ambulatório do Centro Assistencial Cruz de Malta.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer