Você está aqui

IBGE ao alcance de portadores de deficiência visual

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Os mais importantes indicadores do IBGE já podem ser acessados por portadores de deficiência visual graças a um sintetizador de voz chamado MINIVOX. Trata-se de um sistema para computadores da linha PC desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


As informações priorizadas pelo IBGE foram as que mais atendem às demandas do usuário no mercado de trabalho, além de informações referentes à população, ao Censo 2000, à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e à condição de vida das famílias.


O sistema trava uma conversa em português com a pessoa com problemas visuais, possibilitando um alto nível de independência no estudo e no trabalho. Para fazer uso da ferramenta, basta que o usuário tenha acesso a versão do Windows 95 e um kit multimídia.


Apesar de os sintetizadores de voz não conseguirem ler as novas tecnologias - como por exemplo, mapas - podem ser utilizados perfeitamente para textos. O MINIVOX lê a informação selecionada pelo usuário, que poderá salvá-la em disquete e imprimí-la. Com uma impressora específica, poderá imprimir o texto em braile.


O download do MINIVOX poderá ser feito gratuitamente no site do IBGE.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer