Você está aqui

Adolescentes pela paz

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

Um programa-modelo de mobilização pela paz foi lançado esta semana na Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão Sá, em Paripe, na periferia de Salvador. Trata-se do projeto Prevenção da Violência Centrada no Adolescente, que esteve capacitando toda a equipe de professores de 5ª a 8ª série para trabalhar, em aula, temas que ajudem a prevenir a violência que tem o adolescente como alvo ou autor. A iniciativa é do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos (Inpaz) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador.


Em sala de aula, é através de oficinas e seminários que deve acontecer a troca de experiências entre os adolescentes. O horizonte de temas a serem abordados é bastante amplo. Inclui questões de ética, cidadania, relações de gênero, justiça social, relações étnicas, familiares, entre outras que possam surgir a partir do interesse dos próprios alunos.


- Não se previne contra violência falando de mais violência – garante Feizi Milani, Coordenador Geral do projeto.


Durante o período letivo, responsáveis pelo projeto estarão presentes na escola na forma de consultoria para orientar os professores. Também estarão sendo formados dois grupos de 25 alunos multiplicadores para difundir as idéias de paz entre os adolescentes. Além disso, o Inpaz já conta com um número expressivo de voluntários - entre universitários, psicólogos e profissionais de diversas áreas - que procuram a instituição para colaborar.


Milani não esquece que toda a metodologia a ser implementada faz parte de um processo de construção conjunta. “Não existem fórmulas prontas”, diz. Ao final de três anos, a organização avaliará os processos utilizados, o sucesso alcançado e estará publicando as idéias construídas ao longo da experiência de uma forma sistematizada. Um dos objetivos finais é servir de exemplo para escolas de todo o país.


O projeto tem o apoio institucional da Unesco, da Ashoka e da Associação Masrour para o Bem-Estar e Educação da Família. Quem tiver propostas de parceria ou quiser atuar como voluntário pode entrar em contato com a instituição. O correio eletrônico da Inpaz é inpaz@bol.com.br, e o telefone é (71) 342-3163.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer