Você está aqui

Projeto Cairuçu é mais do que coleta seletiva

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

O Jogue Limpo é parte de um programa ainda maior, o Projeto Cairuçu, que vem sendo desenvolvido desde novembro de 98 pela SOS Mata Atlântica e envolve o Plano de Gestão Ecológica da Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu. O objetivo principal de uma APA é promover o desenvolvimento sustentável: proteger a diversidade biológica, mas permitindo a exploração sustentável dos recursos naturais pela população local.


Com a ação do Projeto, agora as comunidades controlam a quantidade de turistas que recebem, montando campings com vagas limitadas e evitando o acampamento na praia. Por um preço simbólico, oferecem banheiros, fazem a coleta seletiva do lixo e garantem a limpeza e a beleza da área.


- Quando eles vêem os resultados, e percebem que têm um lugar legal para acampamento, por exemplo, é a auto-estima da própria comunidade que sai ganhando – garante Adriana.


Apesar do sucesso, a coordenadora lembra que o projeto não se auto-sustenta. Quem tem dado contribuições fundamentais para o programa é o Condomínio Laranjeiras, de Paraty, um dos mais luxuosos e fechados da região. A organização recebe apoio dos condôminos, que doam R$ 1 por dia para o projeto.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer