Você está aqui

Começam os preparativos para o Fórum Social Mundial 2002

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Vai começar de novo. As organizações e os comitês de apoio se preparam para o próximo Fórum Social Mundial, que já tem local definido: Porto Alegre, mais uma vez. A data continuará sendo a mesma do Fórum Econômico Mundial de Davos. O apelo do comitê nacional agora é para que se formem mais comitês locais onde ainda não existem. Por enquanto, há comitês nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, além do Distrito Federal. Comitês no Espírito Santo e Ceará também já estão se articulando.


O comitê paulista dá o exemplo e começa suas atividades em ritmo animado: domingo, dia 1º, é dia do Forró Social Mundial em São Paulo. Um encontro no Centro Cultural Elenko-KVA irá marcar o início das atividades do comitê paulista. Durante toda a tarde e a noite, os presentes assistirão debates sobre Alca e Plano Colômbia, shows de música, além de uma Feira de Ongs e Movimentos Sociais.


A intenção, desde já, é mobilizar para o próximo Fórum:


- Em 2001, estávamos propondo algo que era, de certa maneira, uma idéia maluca. Agora temos um resultado concreto e positivo, um acúmulo de forças e experiência que possibilitará um encontro não apenas ainda mais positivo, mas também complexo. O Fórum, em si, constitui um meio e não um fim. O que vale são os eventos e essas atividades que o antecedem durante o ano - considera Antônio Martins, representante da Attac (uma das organizações responsáveis pelo Fórum) no comitê de São Paulo.


O comitê carioca também se movimenta: para a segunda-feira, dia 2, está organizando um debate sobre o tema “Alca: livre comércio ou dominação?”, no auditório do 9º andar da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Já estão com presença confirmada o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e o economista especializado em relações internacionais, Reinaldo Gonçalves, além dos senadores Saturnino Braga (PSB-RJ) e Geraldo Cândido (PT-RJ).


Ainda no Rio de Janeiro, está programada para o dia 6 de abril uma manifestação de rua contra a Alca, saindo da Cinelândia às 18 horas. O ato é em solidariedade às manifestações que vão estar acontecendo em Buenos Aires entre os dias 5 e 8, quando haverá a reunião de ministros preparatória para a “Cúpula das Américas”, que acontece de 16 a 22 de abril, em Quebec.


Em Salvador, o comitê de apoio ao FSM 2002 estará participando da Semana do Comércio Justo, promovida pelo Cesi, pela Christian Aid e pelo MST, entre 16 e 20 de abril, no Memorial de Medicina da cidade. Das 16 às 19:30h do dia 20, acontecerá uma palestra, seguida de debate para avaliação do FSM 2001 e preparação para o de 2002. Até agora, tem presença confirmada o professor de economia da USP e painelista do FSM 2001, Paul Singer.


Um dos mais ativos, o comitê gaúcho está se organizando para se tornar mais representativo da sociedade e aumentar a hospedagem solidária para o próximo ano. A coordenação do comitê convida para a próxima plenária bimestral que acontece em 29 de maio, em local a ser definido. Mais informações, pelo correio eletrônico: cgfsm@portoweb.com.br.


Para participar


Um bom começo para as organizações que quiserem atuar nas cidades onde já há comitês é entrar em contato com as suas coordenações e participar das plenárias. Para se informar sobre as datas e locais, os telefones de alguns comitês: no Rio Grande do Sul, falar com Lúcia, no telefone (51) 9117-1825; no Rio de Janeiro, falar com Luiz Mário, pelo (21) 232-8178; na Bahia, falar com Marli, (71) 320-0454; em Minas, (31) 3261-5806, com Cristiane ou Mariana; e no comitê paulista, pelo (11) 9600-9567, e falar com Andréa, Diego, ou Kathy.


Os interessados em organizar comitês em outras cidades devem entrar em contato com Andréa Haddad, pelos telefones: (11) 258-4466, ou 258 7110.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer