Você está aqui

Criança no lixo, nunca mais

Autor original: Flavia Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Uma das estratégias de atuação do Fórum Nacional Lixo e Cidadania (FNLC) é a Campanha "Criança no Lixo, Nunca Mais". Desde o seu lançamento, em 1999, 13.230 crianças brasileiras deixaram o trabalho nos lixões graças a projetos bolsa-escola, ações de fechamento dos lixões por parte do Ministério Público e projetos desenvolvidos por organizações não-governamentais, entre outras iniciativas.


A campanha surgiu como uma forma de fazer com que a população brasileira se comprometesse não só com o combate ao trabalho infantil nos lixões, mas também com a questão da limpeza urbana e do combate à poluição em geral. Para isso, busca o apoio de todas as prefeituras do Brasil para que, junto com a sociedade civil, desenvolvam projetos para erradicar os depósitos de lixo a céu aberto. Ao todo, 1700 prefeitos, ou seja, 30 por cento, aderiram à proposta.


"A campanha é para toda a sociedade, mas quem tem a responsabilidade legal é a administração pública municipal. Portanto, a sociedade pode se reunir, formando um grupo heterogêneo composto por ongs, comerciantes, instituições religiosas e lideranças comunitárias, mas é fundamental a participação do governo municipal", explica Heliana Kátia Tavares Campos, gerente do Programa Lixo e Cidadania pelo Unicef.


Os recursos que as prefeituras possuem para a gestão do lixo urbano é muito menor do que a atual necessidade. Dessa forma, para que os projetos criados sejam desenvolvidos, as prefeituras precisam correr atrás de financiamentos. Para facilitar a atuação dos interessados em criar ações para a erradicação dos lixões, o Unicef criou um manual "Do Lixo à Cidadania". Nele, os prefeitos e as ongs poderão encontrar dicas de legislação sobre o assunto, saber onde conseguir financiamento, como formar cooperativas de catadores e como realizar a coleta seletiva do lixo, entre outras informações. A publicação é grátis.


Mais informações podem ser obtidas junto à instituição Água e Vida pelo telefone (11) 3034-4468 ou por correio eletrônico.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer