Autor original: Marcos Lobo
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
A partir de uma equipe formada por jornalistas e colaboradores voluntários, muitos deles deficientes visuais, a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva) criou, em 1997, o Conviva, primeiro jornal impresso em Braille e em tinta do Brasil. A iniciativa faz parte de uma luta da entidade pela reintegração dessas pessoas à sociedade e ao mercado de trabalho.
O projeto de produzir o Conviva, que tem distribuição gratuita de cerca de 900 exemplares em Braille e 2 mil em tinta em São Paulo, é o primeiro passo para a concretização de um sonho ainda maior.
"Buscamos a criação de um Parque Gráfico Braille para o desenvolvimento de outros veículos de comunicação para os deficientes visuais no Brasil", revela o diretor da Adeva, Markiano Charan Filho.
Segundo ele, já é hora de a classe empresarial e o poder público reconhecê-los como consumidores de bens e serviços como qualquer outro cidadão. "Eles representam cerca de 1% da população brasileira". Além da produção do Conviva, a Adeva também oferece cursos de leitura em Braille, além de aulas de informática e telemarketing para adolescentes e adultos. A meta da associação é atender deficientes visuais que perderam a visão ou pessoas cegas desde nascença.
Os cursos têm aulas individualizadas e planejadas a partir das necessidades de cada aluno, detectadas após uma entrevista. Os interessados devem entrar em contato com a Adeva por meio do telefone (11) 3101-7502, ou E-mail adeva@adeva.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer