Autor original: Marcos Lobo
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
O Maranhão quer mostrar para o que veio e vai aproveitar o I Fórum Norte/Nordeste das Ongs para isso. Além de divulgar seus projetos e fortalecer o intercâmbio de informações com o resto do país, o estado quer debater a regularização de organizações do terceiro setor. Para conferir isso e mais alguma coisa basta participar do evento que, além de discutir as questões maranhenses, pretende levar novos conceitos e conhecimentos do terceiro setor para outras instituições da região Nordeste, além da região Norte. O Fórum acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de maio, em São Luiz (MA). Essa é uma iniciativa do Grupo Amigos Solidários (GAS).
"Muita gente não conhece o que está sendo feito por aqui", conta Luciana Aquino, coordenadora do fórum. Luciana lamenta que a falta de conhecimento venha dificultando o trabalho de organizações do terceiro setor no estado. "Apoio e patrocínio param em Fortaleza, não chegam ao Maranhão", completa.
A programação do I Fórum Norte/Nordeste das Ongs é bastante variada, mas tem como eixo principal a questão do voluntariado no Brasil. O tema é reflexo da escolha de 2001 como o Ano Internacional do Voluntariado pelas Nações Unidas. Ao longo dos três dias de encontro, os participantes terão acesso a diversas palestras como "Redes de Entidades Filantrópicas", "Voluntariado e Cidadania" e cursos como "Formação de Voluntários" e "Alternativas Financeiras para Gestão Social", entre outros.
Com relação à regularização de instituições do Maranhão, a coordenadora do evento revela que aproximadamente 40% das organizações que atuam no estado não estão regularizadas, o que contribui para o isolamento dos projetos na região. "A regularização é fundamental na busca por novas parcerias", afirma.
Paralelamente ao Fórum, será montado o I Salão Norte/Nordeste do Terceiro Setor, que contará com 50 stands de organizações das duas regiões. Também será montada uma Campanha Solidária para incentivar o público a doar material escolar para escolas comunitárias de São Luiz.
O último dia do evento marcará a entrega do Prêmio Top Social para as personalidades e instituições que se destacaram na promoção de trabalhos sociais no Maranhão.
Até o momento, diversas entidades já confirmaram presença, entre elas o Sebrae, o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) e a Rede Amiga da Criança. O GAS, entidade responsável pela organização do Fórum, é uma rede de solidariedade que busca promover a integração de empresas do Terceiro Setor com o governo e sociedade.
O I Fórum Norte/Nordeste das Ongs será realizado no Sebrae Multicenter, que fica na Avenida Jerônimo de Albuquerque, sem nº, Sítio Rangedor, Altos do Calhau, São Luiz (MA). A inscrição para o Fórum é R$50 e para os cursos R$20. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (98)232-9087 ou (98) 232-9089.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer