Autor original: Daniela Muzi
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
O rádio é o meio de comunicação mais abrangente. Mas, para conquistar os mais variados ouvintes é necessário que aqueles que se dedicam a atuar nesta área conheçam técnicas de comunicação radiofônica como locução, texto jornalístico e sonoplastia. Por isso o Cemina, desde de 1992, se dedica a capacitação voltada para esse veículo, oferecendo espécies de laboratórios radiofônicos em que os participantes aprendem a produzir programas, fazer entrevistas, criar vinhetas, campanhas e o principal: aprendem linguagem radiofônica.
"O Cemina já capacitou homens e mulheres de várias partes do Brasil, basta as pessoas terem interesse em usar o rádio como aliado no trabalho social da sua comunidade ou organização, " explica Thaís Corral.
Um dos cursos realizados pelo Cemina foi o projeto "Parto e Nascimento nas Ondas do Rádio" que atingiu as cinco regiões brasileiras. Com o objetivo de colaborar para a humanização do parto, nascimento e maternidade, o projeto foi uma parceria entre o Cemina e a Rede de Desenvolvimento Humano e contou com o apoio do Ministério da Saúde. Foram produzidas pelos agentes de saúde que participaram da capacitação cinco telenovelas, distribuídas para várias rádios - comerciais e comunitárias - e depois reunidas no Cd "Pacto Humanizado".
A equipe do Núcleo de Capacitação do Cemina estará realizando entres os dias 17 e 23 de abril mais uma capacitação no Paraná, em São Paulo e na Bahia. Será o I Laboratório "Mulher.com – As ondas do Rádio na Internet". Um iniciativa voltada para juntar a tecnologia de baixo custo do rádio a a tecnologia de ponta da Internet.
Para implantar um programa desses a comunidade ou instituição interessada deve entrar em contato com a Coordenadora do Núcleo de Capacitação do Cemina, Taís Ladeira através do correio eletrônico taisladeira@cemina.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer