Você está aqui

Desenvolvimento Local em Rede

Autor original: Felipe Frisch

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

Está em fase de lançamento um projeto para integrar todas as idéias e iniciativas nacionais de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS), através da troca de conhecimentos e experiências do que já está sendo feito localmente em cada região, município ou o que possa ser chamado de "local". O pontapé inicial desse trabalho vai utilizar a própria estrutura de redes que a Internet proporciona para ser o alicerce do que os seus idealizadores já chamam de Rede DLIS.


A Rede não quer ser apenas "virtual", mas um site será o instrumento facilitador da discussão e da formação de conhecimento em torno, até mesmo, do que é DLIS. "O termo vem sendo amplamente utilizado, mas muitas vezes é empregado simplesmente como modismo", comentam Caio Silveira e Liliane Reis, Coordenadores do Núcleo de Execução Técnica, sediado na Rits.


Um evento realizado na quinta e na sexta-feira da semana passada, no Rio de Janeiro, selou, entre organizadores e apoiadores, o compromisso de formação da Rede DLIS. O I Seminário Nacional da Rede DLIS contou com a presença de cerca de 130 representantes de fundações empresariais, organismos internacionais, centros de pesquisa e estudo, ongs, governos estaduais, municipais e órgãos federais.


Segundo Caio e Liliane, o seminário foi uma oportunidade inédita de os interessados no projeto estarem dando a sua contribuição para a formação da rede. No primeiro dia, aconteceram palestras sobre cidadania participativa como chave para o DLIS e estratégias de apoio necessárias para o desenvolvimento local. Também foi tema de palestras a questão do monitoramento e da avaliação dos processos de desenvolvimento local.


Na sexta-feira, o espaço foi aberto para que os interessados pudessem debater e dar suas sugestões sobre as características que o site e a Rede deverão ter. Algumas ferramentas da futura homepage já estão definidas, como um catálogo de experiências, uma seção de bibliografia de textos de interesse, além de um espaço para a discussão, através de um ciberfórum. A página terá um perfil quase de portal, pois será também o canal de contato com instituições que tenham algum tipo de relação com o tema.


- A gente não quer dizer "desenvolvimento local se faz assim e pronto". O que queremos formar é uma rede de conhecimentos. O importante para quem entrar no site é pensar "se alguém faz alguma coisa pelo DLIS, eu quero conhecer" - diz Liliane, destacando a importância do respeito pelas especificidades locais. Para ela, cada região tem suas prioridades e vocações.

Por quê Desenvolvimento Local


"O desenvolvimento no Brasil sempre foi entendido como desenvolvimento econômico exclusivamente, com planejamento centralizado. As propostas de desenvolvimento local, que vêm sendo debatidas no Brasil há cerca de cinco anos, pretendem pensar o desenvolvimento a partir das dinâmicas sociais, de acordo com as aptidões de uma determinada região", explica Caio.


A Rits divulgará quando o site for ao ar. No entanto, quem tiver dúvidas e sugestões pode entrar em contato com os coordenadores de execução pelo correio eletrônico rededlis@rits.org.br.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer