Você está aqui

Projeto Elos torna a Universidade um sonho possível para jovens carentes

Autor original: Marcos Lobo

Seção original:

Um programa de voluntariado inédito em Natal (RN) promete concretizar um sonho de dezenas de jovens de baixa renda que ainda estão cursando o 2º grau: ingressar na faculdade. Cansados de ver todos os anos poucos jovens da rede pública de ensino conquistarem uma vaga nas universidades do estado, o Projeto Elos, em parceria com o Natal Voluntários, decidiu arregaçar as mangas e mudar esse quadro.


Desde o início de abril, um grupo de voluntários formado por estudantes vem realizando aulas semanais de apoio a jovens da rede pública para o vestibular. São jovens tutores passando conhecimentos para futuros universitários. Até agora, já foram formadas quatro turmas, com 10 alunos cada.


"Hoje, os estudantes da rede pública freqüentam as escolas, mas não têm esperança de passar nas provas. Eles não têm chance de competir", analisa a diretora do Natal Voluntários, Mônica MacDowell. Segundo ela, a iniciativa de criar o cursinho é muito boa, "porque partiu do interesse dos próprios estudantes".


"Trabalhamos mais como articuladores. Vamos procurar conseguir tudo o que eles precisarem, mas é importante que o trabalho seja feito pelos alunos", ressalta Mônica, lembrando que o papel do Natal Voluntários é apenas o de fornecer apoio a projetos sociais individuais ou de organizações.


Uma das novidades do cursinho é o Projeto Professor Nota 10, que prevê a participação mensal de professores em aulas de apoio aos estudantes. "Já contamos com professores para quase todas as matérias", afirma a diretora.


As aulas são ministradas no Instituto de Formação Presidente Kennedy e todo o material didático foi obtido pelos próprios estudantes em cursinhos da cidade. A fila de espera de jovens interessados no curso é grande, mas a entidade acredita que todos serão beneficiados. A idéia é continuar com o projeto nos próximos anos.


Essa não é a primeira atividade social desenvolvida por jovens na capital potiguar. No currículo de ONGS como a Canto Jovem, que faz parte do Projeto Elos, estão seminários, palestras e oficinas que abordam assuntos variados, como sexualidade e cidadania. O III Encontro Potiguar de Adolescentes, que pretende reunir, em junho, cerca de 600 jovens, é apenas um exemplo da força dessas entidades na região.


"Queremos que essas pessoas se tornem educadores juvenis. O jovem pode ser ator e autor de sua história", afirma Ildete Mendes, coordenadora do Canto Jovem.


 

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer